O microcomputador DEC Multia Universal Desktop Box UDB de 1994

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 7 de novembro de 1994, a fabricante estadunidense DEC lançava a estação de trabalho compacta DEC Multia Universal Desktop Box.

Criado pela empresa Digital Equipment Corporation (DEC), o DEC Multia, também conhecido como Universal Desktop Box (UDB), foi um computador tipo desktop compacto voltado ao uso em ambientes corporativos como estação de trabalho.

Destacava-se por sua versatilidade e capacidade de rodar diferentes sistemas operacionais, como Windows NT, Digital Unix, Linux, NetBSD e OpenVMS, além de ser compatível com processadores das arquiteturas DEC Alpha AXP ou Intel Pentium (dependendo do modelo), com a maioria dos componentes de hardware, exceto a placa-mãe e o processador, sendo intercambiáveis.

microcomputador DEC Multia Universal Desktop Box UDB 2
Vista traseira

Projetado como uma estação de trabalho de baixo custo, DEC Multia foi uma solução interessante para empresas que precisavam de desempenho razoável sem ocupar muito espaço físico. Seu baixo preço permitiu também aos entusiastas poderem experimentar a sensação de possuírem um computador baseado no poderoso processador Alpha AXP.

O DEC Multia vinha equipado com um processador DEC Alpha 21066 (ou 21066A) de 166 MHz (ou 233 MHz) de velocidade, memória RAM de 16 ou 24 MB (expansível até 256 MB com módulos SIMM padrão 72vias), um slot de expansão tipo PCI, dois slots PCMCIA, unidade de disquetes, unidade de disco rígido de 340MB (ou 1,6GB), adaptador gráfico TGA DEC 21030, interface de discos padrão SCSI, adaptador de rede padrão Ethernet, além de portas externas tipo serial RS-232, paralela, teclado, mouse e áudio.

microcomputador DEC Multia Universal Desktop Box UDB 3
Placa principal

A fim de diminuir seu tamanho, a DEC eliminaria todos os espaços vazios, acabando por utilizar muita tecnologia dos laptops em sua construção, fazendo com que, interna e externamente, se assemelhasse muito a eles.

Mas o esforço de engenharia em espremer todo o hardware no menor espaço possível veio à um custo.

Este gabinete compacto limitava não só a instalação de cartões de expansão, mas também a circulação de ar. E como “laptops” não foram feitos para funcionar 24h por dia, isso acabava por produzir falhas de hardware devido ao superaquecimento.

Para mitigar esse problema, usuários frequentemente posicionavam o DEC Multia de forma vertical (em vez da posição comum horizontal), a fim de permitir a saída de ar quente através das ventoinhas superiores, aproveitando-se do fenômeno físico da convecção.

microcomputador DEC Multia Universal Desktop Box UDB 4
A rara versão com CPU Intel Pentium

O DEC Multia teve três modelos distintos. O VX40, com um processador Alpha AXP de 166Mhz soldado diretamente à placa-mãe, o VX41, com um processador de 166Mhz instalado em um soquete (que permitia upgrade), o modelo VX42, com o processador Alpha AXP de 233Mhz e o VX51, com processador Pentium (P54) de 100 MHz.

Apesar de ser inovador para a época, seus problemas de superaquecimento afetaram sua confiabilidade ao longo do tempo, especialmente em ambientes que exigiam uso intensivo.

Isso faria com que a ousada tentativa da DEC em oferecer uma alternativa competitiva às estações de trabalho de empresas como a Sun Microsystems e IBM, acabasse não tendo grande sucesso.


E você, conheceu algum dos modelos de computadores DEC com processadores da linha Alpha?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Visão geral da DEC Multia
Explorando um dos sistemas operacionais do DEC Multia
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *