O microcomputador Kaypro 16 de 1984
Em 14 de novembro de 1984, durante a edição de outono da histórica feira COMDEX em Las Vegas, a Kaypro Corporation apresentava seu novo microcomputador Kaypro 16, seu primeiro PC-compatível.
A Kaypro Corporation foi uma empresa americana fundada por Andrew Kay em 1981, como uma subsidiária de sua empresa Non-Linear Systems, criada em 1952, especializada na fabricação de equipamentos eletrônicos de precisão.
A empresa se destacaria no mercado de computadores pessoais “portáteis” (leia-se “transportáveis”) na primeira metade dos anos 1980, ganhando popularidade com seu primeiro modelo Kaypro II, criado especialmente para competir com o Osborne 1.
Mas mesmo com relativo sucesso com seus modelos baseados no lendário sistema operacional CP/M, a ascensão do segmento de computadores PC-compatíveis faria com que a Kaypro percebesse que precisava se reinventar.
Primeiro modelo de computador da fabricante Kaypro Corporation a utilizar um microprocessador Intel 8088, o Kaypro 16 marcaria a transição da empresa dos seus conhecidos sistemas CP/M para os baseados no sistema Microsoft MS-DOS, agora mais popular e amplamente utilizado.
Diferente de seus modelos antecessores, que usavam processadores Zilog Z-80), o Kaypro 16 abraçaria o ecossistema da já dominante “arquitetura IBM PC” na época, permitindo compatibilidade com uma gama maior de softwares, o que aumentava significativamente sua utilidade para usuários corporativos e pessoais.
Anunciado como mais um computador “portátil”, apesar de suas dimensões relativamente grandes e seu peso de cerca de 13,5 kg, o Kaypro 16 contava com um processador Intel 8088 de 4,77 MHz de velocidade, memória RAM de 256KB (até 512KB), monitor CRT monocromático integrado de 9 polegadas com adaptador gráfico CGA (320 x 200 pontos e até 4 cores), teclado profissional destacável padrão IBM PC de 83 teclas, unidade de disco rígido de 10 MB (uma inovação para a época em modelos portáteis), unidade de disquetes de 5¼” de 360KB de capacidade, um slot interno de expansão livre (outros 3 ocupados), além de conexões externas para vídeo e portas paralela e serial.
A configuração interna de suas placas era um tanto diferenciada. Sua placa-mãe continha, além de 4 slots de expansão, apenas a memória RAM e a controladora de discos rígidos. O restante de suas funcionalidades era implementado por meio de placas de expansão.
Uma destas placas era a placa do processador, que continha, além da CPU, a interface do teclado, o relógio interno, chips de controle diversos e um soquete para um coprocessador matemático.
A segunda placa era a placa que trazia portas de Entrada/Saída, memória RAM e controladora de disquetes, implementando conectores externos para as portas paralela e serial.
A terceira placa era uma placa gráfica colorida padrão CGA, com conexões para monitor externo colorido ou monocromático.
Com uma construção bastante robusta e resistente (em um gabinete feito em alumínio), refletindo a filosofia da Kaypro de produzir computadores duráveis e de alta qualidade, o Kaypro 16 se apresentava como uma solução ideal para profissionais em movimento.
Acerca do seu software, além de adotar o sistema operacional MS-DOS 2.11, dispunha ainda de um pacote de aplicativos que incluía a linguagem de programação Microsoft GW-Basic e a suíte de produtividade da Micropro, que contava com o WordStar, MailMerge, CalcStar, InfoStar e Mite.
Embora não tenha atingido o mesmo nível de sucesso que outras marcas, como IBM e Compaq, o Kaypro 16 representou um importante passo na evolução dos computadores portáteis durante a década de 1980, ajudando a consolidar a transição para sistemas baseados no DOS.
O Kaypro 16 foi seguido posteriormente por outros modelos PCs compatíveis da empresa, como o Kaypro PC, o Kaypro 286i (um IBM PC/AT 286 compatível), o Kaypro 386 e o Kaypro 2000 (um laptop robusto alimentado por bateria com corpo de alumínio e um teclado destacável).
Mas a demora em entrar no mercado de clones da IBM traria sérias consequências para a empresa, levando-a à falência em 1992.
E você, conheceu algum dos modelos de computadores da empresa Kaypro Corporation?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Osborne 1 de 1981
- O microcomputador Osborne Executive de 1983
- O microcomputador Commodore SX-64 de 1983
- O sistema operacional Digital Research CP/M de 1974
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.0 de 1983
- O microprocessador Zilog Z-80 de 1976
- O IBM PC 5150 de 1981
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O microcomputador IBM PC/AT 5170 de 1984
- O IBM Portable Personal Computer 5155 de 1984
- O microcomputador Compaq Portable de 1982
- O microcomputador Data General One Portable Computer DG-1 de 1984
- O microcomputador Hewlett-Packard HP-110 Portable de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: