O microcomputador TANDY TRS-80 model 2000 de 1983
Em 28 de novembro de 1983, a norte-americana Tandy/Radio Shack, lança seu novo microcomputador TANDY TRS-80 model 2000, o primeiro “PC” da Tandy.
A linha “TRS”, das iniciais de “Tandy Radio Shack”, foi uma família de computadores fabricados pela empresa Tandy Corporation e comercializados por sua subsidiária RadioShack, grande rede varejista de produtos eletroeletrônicos dos EUA.
Nesta época a Tandy, que vinha de uma experiência bem-sucedida com sua linha TRS-80, percebeu que o lançamento do IBM PC tinha criado um mercado totalmente novo para os computadores pessoais.
Sua estratégia de tentar controlar seu mercado, do hardware ao software, mantendo seu sistema “proprietário”, demonstrava-se equivocada, fazendo com que em 1983 sua participação no segmento tivesse caído pela metade.
Aderir ao movimento de consolidação do mercado, na direção da adoção padrão IBM PC/Microsoft, parecia um passo inevitável.
E ela sabia que, sendo detentora de uma rede nacional de milhares lojas de varejo de eletrônicos e possuindo uma clientela já fiel no segmento de microcomputadores, tinha nas mãos um diferencial que seus concorrentes não dispunham.
Tendo isso em mente, tratou de projetar um novo computador de 16 bits, capaz de executar o “novo padrão” MS-DOS e que tivesse, ao mesmo tempo, diferenciais competitivos em relação ao IBM PC original.
Nascia assim o computador TANDY TRS-80 model 2000, que contava com um processador Intel 80186 rodando a 8MHz de velocidade, 128KB de memória RAM (expansível a 768KB) e duas unidades de disquetes de 5 ¼ com capacidade de 720KB.
Dois modelos do Tandy 2000 foram lançados: um com as duas unidades de disquetes descritas acima e outro, o modelo Tandy 2000HD, que substituía uma das unidades de disquetes por um disco rígido de 10 MB.
Resumindo: era basicamente um PC “tipo” AT, antes da IBM tê-lo criado.
Com isso, era mais rápido que o concorrente IBM PC/XT, lançado meses antes, e também mais rápido que o modelo IBM PC/AT, que só seria lançado em 1984 pela IBM.
O TANDY 2000 suportava também mais memória RAM que o IBM PC/XT (limitado a 640KB) e era totalmente 16bits, quando o IBM PC/XT era 8 bits externamente. Para melhorar, seus disquetes tinham também o dobro da capacidade do XT.
Perfeito, não?
Bem.. tinha um porém… na verdade mais de um. 😊
Os desenvolvedores de softwares não estavam animados em programar para o novo processador Intel 80186, fato com o qual a TANDY não contava.
Além disso, a “total compatibilidade” com o IBM PC não era bem “total” assim, fazendo com que muitos programas do XT não funcionassem nele.
Isso acontecia em decorrência do fato de muitos desses softwares “contornarem” o sistema BIOS do computador, acessando diretamente o hardware, a fim de obter maior performance. Ao fazerem isso, deparavam-se com um hardware “não-IBM”, impedindo o programa de rodar corretamente.
Por fim, seu inovador formato de disquetes, com a elevada capacidade de 720k, só existia nele.
Assim, este moderno e inovador computador sumiria do mapa pouco tempo depois da IBM lançar o PC/AT 286 no ano seguinte.
Um fracasso total. ☹
Reconhecendo o erro, a empresa lançaria no ano seguinte o novo modelo TANDY 1000, agora totalmente compatível com o IBM PC.
Mas peraí?
Os computadores TRS-80 e TRS-80 Color não usavam o processador Zilog Z80 ou o Motorola 6809?
Então… Este foi o primeiro computador da empresa a usar processadores da família Intel. Logo, era um “PC” compatível. Não mais um “TRS-80”, apesar de isso estar escrito (junto com a marca “TANDY”) em seu gabinete,.
No fundo, a empresa queria se aproveitar da sua já consolidada marca TRS-80 para alavancar sua nova linha, dando a ideia aos consumidores de se tratar de “mais um dos seus computadores de sucesso”. Coisas do mundo do marketing. 😊
E você, usou algum dos modelos de computadores PC-Compatíveis da Tandy?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O protótipo do microcomputador TRS-80 de 1977
- O computador TRS-80 modelo I de 1977
- O microcomputador TRS-80 modelo II de 1979
- O computador TRS-80 modelo III de 1980
- O microcomputador TRS-80 modelo 12 de 1983
- O microcomputador TRS-80 modelo 100 de 1983
- O computador Tandy Color Computer 3 de 1986
- O IBM PC nascia em 1981
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O microcomputador Kokusai KDS 7861 de 1983
- O microcomputador Honeywell MicroSystem 6/10 de 1983
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: