O microprocessador AMD Duron de 2000

Em 19 de junho de 2000, a estadunidense AMD lançava o microprocessador AMD Duron.
Anunciado pela empresa dois meses antes, o AMD Duron foi um microprocessador de 32bits, compatível com a arquitetura x86 e derivado da família Athlon, linha principal da AMD na época.

Seguindo uma mesma estratégia de mercado criada pela Intel em 1998, com o advento da sua linha de baixo custo batizada como “Intel Celeron”, agora era a vez da AMD entrar no jogo com uma linha própria voltada ao público que buscava preços mais em conta.
Construído com 25 milhões de transistores, incluía os mesmos conjuntos de instruções multimídia MMX e 3Dnow! do seu irmão Athlon.

Contudo, uma significativa redução proposital da memória cache interna, resultava em uma performance diminuída, de onde advinha seu baixo custo.
Ou seja… ele poderia ser rápido… mas era fabricado “mais lento” para ser vendido mais barato. Coisas do “senhor mercado”, como diria o guru de investimentos Mauro Halfeld. 😊
Só que na prática, mesmo com a retirada proposital de recursos, sua performance era apenas 10% inferior ao modelo titular.
Isso fazia dele um dos queridinhos dos usuários de computadores que buscavam montar uma máquina com boa performance, mas com preço reduzido.

Outra de suas grandes vantagens era que o processador possuía uma pinagem compatível com a linha principal Athlon, possibilitando upgrades de CPU sem a necessidade de substituição da placa mãe do computador.
Ao todo, o processador Duron teve 3 gerações: a Spitfire (com velocidades 550 a 950MHz), a Morgan (de 900 a 1300MHz) e a Applebred (1400 a 1800MHz).

No ano de 2004 a linha Duron foi aposentada, sendo substituída pela Sempron.
E você, teve algum computador com o processador AMD Duron?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microprocessador AMD Am486 de 1993
- O microprocessador AMD Athlon de 1999
- O microprocessador AMD Athlon XP de 2001
- O microprocessador AMD K6-2 de 1998
- O microprocessador AMD K6-III de 1999
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Tive K6-2, Duron, Athlon e Sempron. Larguei a AMD acredito que em 2006, quando comprei um Celeron para substituir um computador de minha ex-esposa. Desde então, uso só Intel, mas foram bons tempos!
Grandes processadores da AMD Mauro!
Teve algum motivo especial pra você abandonar a AMD?