Em 04 de julho de 1956, nos laboratórios do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA, era realizada, pela primeira vez na história, a entrada de dados utilizando o primeiro teclado de computador.

Ahh tá.. computador com um teclado… desde quando eu nasci os computadores têm isso… qual a novidade?

primeiro teclado de computador 2
A máquina Flexowriter

Pois é… Pode parecer óbvio atualmente, mas nem sempre os computadores tiveram um teclado para a entrada de dados. ⌨😊

Diferentemente daquilo que hoje para nós é coisa corriqueira, até aquele momento, em 1956, as instruções e os dados eram passados para os computadores por meio de chaves, botões, cartões ou fitas perfuradas.

primeiro teclado de computador 4
A console de operação do Whirlwind: inovador em muitos sentidos

Até que um cara, o pesquisador Douglas Taylor Ross (Doug Ross), “pensou fora da caixinha”: não poderíamos usar uma máquina de escrever, que é barata e fácil de manusear, para inserirmos os dados no computador?

E cinco meses depois o protótipo estava pronto para o teste.

Para tanto, adaptaram um tipo de máquina de escrever elétrica existente na época (modelo “Flexowriter”), capaz de gravar e ler os textos digitados em uma fita perfurada, para que desempenhasse a função de um “teclado” para o computador. Um equipamento muito similar às antigas máquinas de TELEX.

primeiro teclado de computador 5
Detalhe do módulo de memória de núcleo magnético do Whirlwind

E o experimento foi extremamente bem sucedido e introduziu uma revolução no mundo dos computadores.

O computador em questão foi o Whirlwind, desenvolvido pelo MIT para a marinha estadunidense (que já operava há 5 anos), e que foi responsável também por outras inovações como as memórias de núcleo magnético, o primeiro display gráfico e ter sido o primeiro a poder ser operado em tempo real.

primeiro teclado de computador 3
O computador Whirlwind sendo operado
Para conhecer ou relembrar:

Folder da época para divulgação comercial da Flexowriter:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

| Open Open in new tab

Manual de programação criado pelo Instituto de Energia Atômica do Brasil, em 1974, para um dos modelos da Flexowriter.

E você, como era o teclado do seu primeiro computador?

Uma Flexowriter imprimindo a partir de uma fita perfurada
Palestra de Jay Forrester em 1980 sobre o computador Whirlwind

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!