O sistema operacional DEC ULTRIX de 1984
Em junho de 1984, a norte-americana Digital Equipment Corporation (DEC) lançava sua versão de sistema operacional baseado no UNIX: o DEC ULTRIX.
Criado pela histórica empresa Digital Equipment Corporation (DEC), sob o comando do Engenheiro de Computação Armando P. Stettner, o DEC ULTRIX,foi uma implementação do sistema operacional Unix adaptada para várias das linhas de computadores da DEC, como as linhas PDP-11, VAX (Virtual Address eXtension), MicroVAX e, posteriormente, em estações de trabalho DECstation e servidores DECSystem (que utilizavam a arquitetura MIPS).
O sistema operacional DEC ULTRIX (cujo nome deriva da palavra do latim usada para denominar uma “mulher vingadora”) teve sua primeira versão (ULTRIX-32) construída a partir de outras duas variantes UNIX, o Unix System V e o Berkeley Software Distribution (BSD), incorporando características de ambos, o que fazia dele uma solução robusta e flexível para ambientes acadêmicos e empresariais.
Além de ser uma opção economicamente mais barata que o sistema DEC VMS, teve como um dos principais objetivos o de oferecer compatibilidade com a vasta biblioteca de softwares disponíveis para Unix, ao mesmo tempo que proporcionava um sistema otimizado para o hardware da DEC.
Além disso, o ULTRIX incluía uma ampla gama de ferramentas de desenvolvimento de software para programadores, o que o tornava muito atraente para quem trabalha na criação de aplicações.
Assim como em outras versões UNIX, o DEC ULTRIX incluía suporte a redes, sistemas de arquivos distribuídos (NFS), armazenamento SCSI, multiprocessamento e multitarefa preemptiva, segurança aprimorada, além de oferecer suporte à interfaces gráficas através do Ultrix Workstation Software (UWS), baseado no X Window System, recurso essencial para uso em estações de trabalho em ambientes de pesquisa e desenvolvimento.
Foi também um dos primeiros sistemas operacionais a oferecer suporte para o protocolo de comunicação TCP/IP, fazendo dele uma escolha popular em soluções de conexão à Internet e em grandes redes de computadores.
Como um dos primeiros sistemas operacionais compatíveis com o padrão POSIX, permitiu aos programadores que escrevessem programas que pudessem ser facilmente transferidos (portados) entre diferentes sistemas operacionais que adotassem o padrão POSIX.
Ganhou especial popularidade em instituições acadêmicas, laboratórios de pesquisa e ambientes corporativos que já utilizavam os produtos da DEC. A combinação da confiabilidade dos sistemas VAX, com a flexibilidade do Unix, permitiu que o ULTRIX fosse utilizado em uma ampla gama de aplicações, desde processamento de dados científicos até como ferramenta de gestão de operações empresariais.
Evolução
Ao longo dos anos, o DEC ULTRIX receberia diversas atualizações que ampliariam suas capacidades e melhoraram sua performance. Com o lançamento dos sistemas DECstation e DECSystem (baseados em processadores MIPS), o DEC ULTRIX foi prontamente portado para suportar essa nova arquitetura, demonstrando a adaptabilidade do sistema.
Mas com a ascensão de sistemas operacionais mais modernos e a crescente competição no mercado de hardware e software, o DEC ULTRIX gradualmente foi substituído por outras soluções, como o OSF/1, criado em parceria com a IBM e a HP e posteriormente conhecido como Digital UNIX e depois Tru64 UNIX.
Com a aquisição da DEC pela Compaq em 1998, e posteriormente pela Hewlett-Packard (HP) em 2002, o desenvolvimento do ULTRIX chegaria ao seu fim, sendo descontinuado.
Uma versão do DEC ULTRIX chegou a ser desenvolvida para os microprocessadores DEC ALPHA, embora nunca tenha sido lançada comercialmente.
Teve sua última edição, a DEC ULTRIX 4.5. lançada em novembro de 1995, suportando todos os modelos DECStation e VAX anteriores.
Para conhecer ou relembrar:
Veja aqui a íntegra da primeira versão do manual para programadores o DEC Ultrix-32:
Manual de usuário:
E você, operou algum computador DEC com o sistema operacional DEC Ultrix?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O sistema operacional UNIX de 1971
- O X Window System de 1984
- O TCP/IP se tornava o protocolo padrão da ARPANET em 1983
- O padrão POSIX
- O microprocessador DEC ALPHA de 1992
- O computador DEC 3000 AXP de 1992
- A rede Ethernet de 1973
- A primeira especificação do padrão de rede Ethernet de 1980
- O computador DEC PDP-9 de 1966
- O computador DEC PDP-8 de 1965
- O site buscador de internet AltaVista de 1995
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: