A Android TV de 2014
Em 25 de junho de 2014, durante a conferência Google I/O, o Google lançava seu sistema para TVs inteligentes Android TV.
Criado pela empresa norte-americana Google LLC como sucessor do Google TV (que não havia tido grande sucesso), o Android TV é uma plataforma para Smart TVs baseada no sistema operacional Android, que tem por objetivo transformar aparelhos de TV comuns, reprodutores de mídia digital, set-top boxes e soundbars em dispositivos inteligentes.
Revelado pela primeira vez na conferência Google I/O, realizada em Mountain View/California no dia de hoje, se propunha a oferecer uma interface de usuário intuitiva e uma experiência de uso fluida, permitindo aos usuários acessar uma ampla gama de conteúdos de entretenimento, aplicativos, jogos e serviços diretamente em suas TVs.
Sua interface inclui aplicativos e serviços de mídia, principalmente focados em streaming de música e vídeo, suportando ainda pesquisa por voz e integração com o recurso Google Cast para espelhamento de conteúdo.
O Android TV permite a execução de uma infinidade de aplicativos disponíveis na Google Play Store (loja online de aplicativos do Google), facilitando o acesso a uma vasta biblioteca de jogos, serviços de streaming, ferramentas de produtividade e muito mais.
Dentre estes aplicativos estão diversas plataformas de serviços de streaming populares, como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney+, entre outros, oferecendo acesso a milhares de filmes, séries e programas de TV.
Com seu suporte ao Google Assistant, os usuários podem também utilizar comandos de voz para buscar conteúdos, controlar dispositivos conectados, obter informações e realizar várias outras tarefas, tornando a interação com a TV muito mais simples e conveniente.
Isso inclui a possibilidade de conexão com dispositivos de casa inteligente (home automation), permitindo o controle das luzes, temperatura, câmeras de segurança e outros aparelhos, diretamente pela TV.
Sua funcionalidade de Chromecast integrada permite ainda que os usuários transmitam conteúdo de seus dispositivos móveis (celulares, tablets, etc…) diretamente para a TV, facilitando o compartilhamento de vídeos, músicas e fotos.
Através de seus algoritmos de aprendizado de máquina (Inteligência Artificial), o Android TV consegue também oferecer recomendações personalizadas de conteúdo, com base nas preferências e hábitos de visualização dos usuários.
Projetado para funcionar com diversos fabricantes de TVs e dispositivos de streaming, o Android TV é encontrado em produtos de marcas como Sony, Panasonic, TCL, Philips, Sharp (dentre outras) e em dispositivos de streaming como o Nvidia Shield TV e Xiaomi Mi Box. Além das TVs, o sistema operacional também foi adotado por provedores de televisão IPTV em dispositivos tipo set-top box.
Em setembro de 2020, uma interface de usuário modificada do Android TV, chamada Google TV, estrearia na plataforma. Apesar do nome “reaproveitado”, o que geraria certa confusão, o novo Google TV em nada se parece com a versão lá de 2010, tratando-se agora de uma interface de usuário focada em oferecer recomendações de conteúdo e descoberta em diferentes serviços e aplicativos instalados.
Embora anunciado hoje, o Android TV só teria seu primeiro produto disponibilizado em outubro do mesmo ano, o Nexus Player, fabricado pela empresa taiwanesa ASUS em parceria com o Google e a Intel.
E você, tem algum dispositivo com Android TV? Qual?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A fundação do Google em 1998
- O Google Chromecast de 2013
- O Google Gmail de 2004
- O navegador Google Chrome de 2008
- O primeiro Google Doodle de 1998
- O Amazon Fire TV de 2014
- O padrão H.265 HEVC de vídeo de 2013
- O WebTV de 1996
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: