O microcomputador Commodore SX-64 de 1983

A empresa Commodore International de 1954Em 05 de junho de 1983, durante a edição de verão da feira Consumer Electronics Show (CES), a fabricante norte-americana Commodore Business Machines anunciava seu novo microcomputador Commodore SX-64, a versão portátil do Commodore 64.
Ainda sob a denominação Commodore SX-100, ele havia sido apresentado pela primeira vez (em uma versão preliminar com tela P&B) em janeiro do mesmo ano, na edição de inverno da feira Consumer Electronics Show (CES). Tinha agora sua versão definitiva introduzida na edição de verão da mesma feira, realizada entre os dias 5 e 8 de junho de 1983.

Primeiro computador portátil colorido da história, o Commodore SX-64, também conhecido como VIP-64, Executive 64 ou DX-64 (com dois drives), foi uma versão portátil do histórico computador pessoal Commodore 64, compartilhando com ele a maioria de suas especificações técnicas.
Tinha, contudo, algumas diferenças “construtivas”.
A primeira delas consistia em seu gabinete estilo “transportável” (como o Compaq Portable e o Osborne 1), com um teclado removível, seguindo o mesmo layout do Commodore 64, e que servia também ao papel de “tampa” para o gabinete. O gabinete ainda dispunha de uma “alça” de transporte que fazia as vezes de apoio regulável durante seu uso.

Incluía ainda uma unidade de disquetes de 5 ¼” de fábrica, com um compartimento extra para instalação futura de uma segunda ou unidade, ou mesmo para guardar disquetes e objetos.
Seu charme se completava com sua pequenina tela colorida de 5”, que também compunha o conjunto.
Outra pequena mudança “cosmética” foi em relação à cor padrão do fundo da tela inicial, alterada para texto azul em um fundo branco para melhorar a legibilidade na tela menor.

Pesando 10,5Kg e medindo 36,8 x 36,8 x 12,7cm, contava com uma CPU de 8 bits MOS 6510 rodando a uma frequência de 1,02MHz, memória RAM de 64KB, memória ROM de 20KB, processador de vídeo modelo MOS 6567 “VIC-II” (com 16 cores e resolução máxima de 320×200), processador de áudio modelo MOS 6581 “SID” (com 3 canais de áudio, 9 oitavas e 4 formas de onda distintas), unidade de disquetes de 5 ¼” integrada (capacidade de 170KB), interpretador Commodore BASIC embutido na memória ROM, slot para cartuchos na parte superior, além de conexões externas tipo serial, joystick, vídeo, “User Port” e alimentação.

Apesar do charme, seu pequeno monitor integrado gerava um certo desconforto em sua operação, existindo, contudo, conexão para um display externo, o que contornava o problema nas situações de uso mais prolongado.
Um compartimento lateral guardava um conjunto de botões de ajuste, que permitiam controlar, além do volume de áudio, brilho, cor, contraste, sincronismo vertical da tela.
Em função da instalação nesta versão de uma unidade de disquetes compatível com o modelo Commodore 1541, a empresa optou por remover a interface para gravador de fita K7, alterando o dispositivo padrão para operações de carregamento e salvamento de arquivos para a unidade de disco.

Seu lançamento oficial só se daria no ano seguinte durante a edição de inverno da feira CES, iniciada em 07 janeiro de 1984 , ao preço de US$ 995, que embora pareça um valor relativamente salgado, considerando que um Commodore 64 padrão já estava sendo vendido por valores abaixo de US$ 200, equiparava-se ao preço do conjunto equivalente com uma unidade de disquetes e monitor.
Mas embora fosse uma máquina tão boa quanto o Commodore 64 original, o o Commodore SX-64 não foi bem-sucedido comercialmente, em função de fatores como sua pequena tela (apesar de colorida), peso elevado, estratégia de marketing ruim e concorrência com modelos mais “profissionais”, como Osborne e o Kaypro, que contavam com uma biblioteca de aplicativos comerciais mais evoluída.
Algumas variantes do modelo inicial foram produzidas, como o Commodore DX-64, com uma unidade adicional de disco de série (mas que nunca se tornou amplamente disponível dadas as baixas vendas SX-64) e o Commodore VIP-64, que era o próprio SX-64, mas destinado ao mercado europeu.
Dadas as fracas vendas, a Commodore interrompeu a produção do Commodore SX-64 em 1986.

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!
E você, conheceu quais modelos de computadores da Commodore?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Commodore 64 de 1982
- O microcomputador Commodore VIC-20 de 1981
- O microcomputador Commodore 128 de 1985
- O microcomputador Commodore Plus/4 de 1984
- O microcomputador Osborne 1 de 1981
- O microcomputador Osborne Executive de 1983
- O microcomputador Coleco Adam de 1983
- O microcomputador Apple IIc de 1984
- O microcomputador Camputers Lynx de 1983
- O microcomputador TRS-80 modelo 100 de 1983
- O microcomputador Olivetti M-10 de 1983
- O microcomputador ORIC-1 de 1983
- O microcomputador Timex Sinclair TS2068 de 1983
- A empresa Commodore International de 1954
- O IBM Portable Personal Computer 5155 de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!