O primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias de 1903
Em 30 de março de 1903, entrava em funcionamento regular o primeiro serviço telegráfico transatlântico de notícias, sem fio, entre a Inglaterra e os EUA.
Mas esta história só teria sido possível após a genial invenção do inventor e engenheiro Guglielmo Marconi: um sistema de comunicação através do ar, que daria origem ao telégrafo sem fio. O popular Rádio. 📡
A “invenção” de Marconi
Embora os dispositivos utilizados em seus experimentos não tenham sido inventados por ele, Marconi teve o mérito de descobrir formas de aplicar as descobertas de James Clerk Maxwell e Heinrich Rudolf Hertz para criar sistemas práticos de radiocomunicação.
Em 10 de maio de 1894, com apenas 20 anos de idade, Marconi transmitiu com sucesso uma onda de rádio há uma distância de pouco mais de 1km, após construir seu próprio equipamento “gerador de ondas invisíveis” no celeiro da propriedade de sua família, na cidade de Pontecchio, Itália, sua terra natal.
Embora fascinado com a possibilidade de utilizar o mesmo princípio para transmitir, à longas distâncias, sinais de telégrafo, percebendo o desinteresse das autoridades locais pelas suas descobertas, mudou-se em 1896 para Inglaterra, onde daria entrada com o pedido de patente do seu sistema no mesmo ano.
Realizou a partir daí sucessivos experimentos em terra, nos quais conseguia alcançar distâncias cada vez maiores, concretizando, em 27 de março de 1899, a primeira transmissão atravessando o Canal da Mancha.
Primeira Transmissão Transatlântica
Dois anos depois, em 12 de dezembro 1901, Marconi deixava clara as ilimitadas possibilidades do seu invento, transmitindo através do Oceano Atlântico, até o Canadá, o sinal “· · ·”, a letra “S” em Código Morse, vencendo a espantosa distância de mais de 3000 km.
Em reconhecimento ao seu trabalho, Guilherme Marconi receberia em 1909 o Nobel de Física.
Mas outra área em que Marconi foi também notável foi a do mundo dos negócios, com um excelente “faro” para perceber o enorme potencial comercial que seu sistema trazia: transmitir informações à longas distâncias.
Para tanto, fundaria em 1897, pouco tempo depois e obter sua patente, a The Wireless Telegraph & Signal Company, posteriormente rebatizada como Marconi Wireless Telegraph Company e Marconi Company Ltd.
Antecederia ao lançamento do serviço internacional de notícias a primeira mensagem de rádio transatlântica dos EUA para o Reino Unido, enviada entre a estação estadunidense de South Wellfleet e a da cidade de inglesa de Poldhu, trazendo uma saudação do presidente Roosevelt para o rei Edward VII, em 18 de janeiro de 1903.
O Serviço de Notícias
Com um sistema já operacional entre os dois países, inaugurava-se, no dia de hoje, o primeiro serviço regular de notícias operando entre as cidades de Nova Iorque e Londres, estabelecido pelo jornal londrino The Times (London Times), primeiro veículo de imprensa a fechar acordo com a empresa Marconi Telegraph Company para uso do sistema.
A primeira mensagem, enviada pelo jornalista correspondente norte-americano do The Times, dava detalhes sobre a negociação de um tratado com Cuba realizado por John Milton Hay, secretário de Estado dos Estados Unidos.
Pouco tempo depois, começava também a funcionar um sistema similar do jornal estadunidense The New York Times.
E você, sabia que um brasileiro teria realizado a primeira transmissão de rádio, anos antes de Marconi?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A primeira demonstração pública do telégrafo elétrico de um fio em 1838
- A primeira linha de telégrafo transcontinental de 1861
- O primeiro cabo telegráfico transpacífico de 1902
- A primeira chamada telefônica transcontinental da história de 1914
- A primeira demonstração pública da TV em 1925
- A primeira transmissão de TV transatlântica de 1928
- A primeira chamada de celular de 1973
- A primeira chamada comercial de telefone celular de 1983
- A patente do telefone de disco de 1923
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: