A patente do sistema de radiotelefone de 1973

Em 17 de outubro de 1973, uma equipe de engenheiros da Motorola, liderada por Martin Cooper, dava entrada com o pedido de patente do sistema de radiotelefone, que posteriormente ficaria conhecido como telefone celular.
Neste pedido, a Motorola delineava sua proposta para um sistema de radiotelefonia (celular), que contemplava tanto o terminal telefônico (o aparelho) quanto o sistema de torres de radiocomunicação e de controle para fazê-lo funcionar.
Sobre a ideia, Cooper comenta que a inspiração teria vindo de um episódio de Star Trek, em que o capitão da Enterprise James T. Kirk abria um comunicador.
Meses antes, em 03 de abril de 1973, Cooper havia realizado a primeira chamada de celular em uma via pública da história, do meio da 6ª Avenida de Nova Iorque, seguida de uma conferência de imprensa no Hilton Hotel para anunciar publicamente a novidade.
Buscando salvaguardar seus direitos em outros países, em 28 de dezembro de 1973, a empresa registraria também seu pedido na Alemanha, sob a denominação “Funk-Telefon-Anordnung mit einer Zentralstation und einer Mehrzahl von beweglichen Telefon-Teilnehmer-Stationen” (Arranjo de radiotelefonia com uma estação central e uma pluralidade de estações de assinantes de telefonia móvel).

Nos anos seguintes, um grande número de pedidos de patentes, de registro de marca e de designs associados à telefonia móvel também seriam realizados.
Ainda assim, foram necessários mais dez outros anos até que o primeiro telefone celular chegasse efetivamente ao mercado nos EUA, não por culpa da Motorola, que investiria muitos milhões no desenvolvimento da tecnologia, mas por conta das autorizações necessárias do órgão regulador norte-americano (a Comissão Federal de Comunicações – FCC), que só seriam concedidas em 1983, quando o primeiro modelo comercial de aparelho (o Motorola DynaTAC 8000X) seria lançado e a primeira chamada comercial de celular seria realizada.
A patente seria finalmente concedida em 16 de setembro de 1975, sob o registro norte-americano nº 3.906.166, tendo Cooper com principal inventor, mencionando ainda John Francis Mitchell, chefe da divisão de produtos de comunicação portátil da Motorola e mentor da Cooper, bem como os engenheiros que trabalharam no projeto.
Veja aqui a íntegra do documento original de patente norte-americana:
A patente obtida na Alemanha:
E você, como era seu primeiro telefone celular?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A primeira chamada de celular de 1973
- O telefone celular Motorola DynaTAC 8000X de 1983
- A primeira chamada comercial de telefone celular de 1983
- O primeiro telefone celular do Espírito Santo de 1993
- A série Star Trek de 1966
- A Lenovo adquiria a Motorola Mobility em 2014
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!