O videogame Sony PlayStation 4 PS4 de 2013
Em 15 de novembro de 2013, a japonesa Sony lançava seu novo console da família PlayStation, o videogame Sony PlayStation 4.
Quarto membro da família Sony PlayStation, o Sony PlayStation 4, ou simplesmente PS4, foi um console de videogame de 8ª geração, que, como esperado, trazia uma série de novidades e avanços relacionados ao desempenho, capacidade gráfica e funcionalidades.
Anunciado meses antes, em 3 em fevereiro de 2013, o novo console chegava para suceder ao do Sony PlayStation 3, tendo como principais concorrentes os consoles o Microsoft Xbox One e os Nintendo Wii U e Nintendo Switch.
De cara, abandonava a arquitetura baseada no microprocessador Cell do seu antepassado, adotando agora uma nova CPU x86 compatível de 64 bits AMD Jaguar, uma arquitetura semi-customizada da AMD, contendo um processador de oito núcleos operando a 1,6 GHz, uma GPU AMD Radeon integrada de 1,84 teraflops e 8 GB de memória RAM GDDR5 compartilhada, que permitiam gráficos de alta qualidade e realismo nunca visto.
Contava ainda com um disco rígido interno de 500GB de capacidade, que podia ser substituído pelo próprio usuário, além uma unidade de leitura de discos ópticos Blu-ray/DVD três vezes mais rápida que a do seu antecessor.
No quesito conectividade, o Sony PlayStation 4 disponibilizava externamente duas portas padrão USB 3.0, uma porta HDMI (full HD), uma porta óptica de áudio, um porta exclusiva para a PlayStation Camera, uma porta gigabit Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
O console também introduzia o conceito de compartilhamento de vídeo e streaming de jogos, onde os jogadores podiam compartilhar vídeos gravados de seus jogos ou transmitir suas partidas ao vivo pela Internet, popularizando a ideia das “lives” e contribuindo para o crescimento das comunidades online dedicadas aos jogos.
Adicionalmente, a funcionalidade de streaming permitia que dispositivos suportados, como celulares Sony Xperia, tablets ou o portátil PlayStation Vita, pudessem ser usados como “segunda tela” do console ou ainda possibilitando que os jogos (preparados para isso) pudessem ser jogados remotamente, até mesmo fora de casa!
Outra inovação significativa foi o controle sem fio DualShock 4, com um design mais ergonômico e confortável, apresentando um novo touchpad sensível ao toque (que também funcionava como um botão), um alto-falante interno, conector para fone de ouvido/headset, uma barra de luz LED que muda de cor e melhora o rastreamento de movimento e um botão de compartilhamento, para acesso aos recursos de rede social do console.
O controle podia ainda ser usado com o acessório PlayStation VR, um headset de realidade virtual que, associado ao acessório PlayStation Camera, possibilitava jogos imersivos com visão em 360 graus, sensores de movimento e áudio 3D.
O Sony PlayStation 4 era bem mais do que um console de jogos, agindo como um completo “centro de entretenimento”, oferecendo acesso a serviços de streaming de vídeo, como Netflix e Hulu, permitindo ao usuário alugar/comprar programas, filmes e séries, além de reproduzir discos Blu-rays e DVDs, o que fazia dele uma ótima opção para a sala de estar ou de TV.
Compra pai, serve pra assistir DVD!😊
Contava ainda com uma vasta biblioteca de jogos criados exclusivamente para ele, como os aclamados como God of War, Horizon Forbidden West, The Last of Us Part II, Marvel’s Spider-Man 2, Gran Turismo 7, dente outros, contribuindo para o sucesso do console.
Além do lançamento nos EUA e Canadá na data de hoje, o PlayStation 4 desembarcaria oficialmente na Europa, Austrália e Nova Zelândia em 29 de novembro de 2013, no Japão em 22 de fevereiro de 2014 e em 20 de março de 2015 na China.
Em 7 de setembro de 2016, como de costume, a Sony apresentaria o primeiro update do console, com o lançamento da versão Sony PlayStation 4 Slim, com uma versão mais compacta.
Dois meses depois, em 10 de novembro de 2016, era a vez da versão “turbinada” desembarcar, o Sony PlayStation 4 Pro, com uma CPU acelerada e uma GPU mais poderosa, capaz de suportar agora resoluções 4K.
Sucesso comercial e de crítica, o Sony PlayStation 4 solidificou a posição de liderança da Sony na indústria de videogames. Com sua combinação de hardware poderoso, recursos inovadores e uma extensa biblioteca de jogos, o PS4 continua, mesmo com o lançamento do PlayStation 5 em 2020, a ser reverenciado pelos gamers de todo o globo.
E você, tele algum dos modelos do Sony PlayStation?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O videogame Sony PlayStation PS1 de 1994
- O videogame Sony PlayStation 2 PS2 de 2000
- O videogame Sony PlayStation 3 PS3 de 2006
- O videogame PlayStation Portable PSP de 2004
- A plataforma STEAM para jogos de 2003
- O videogame Sony PSX de 2003
- O videogame Microsoft XBOX de 2001
- O videogame Microsoft Xbox One de 2013
- A Microsoft Xbox Live de 2002
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: