Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 31 de janeiro de 1983, a norte-americana Texas Instruments lançava seu modelo de microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC.

A Texas Instruments (TI) é uma empresa norte-americana do segmento de dispositivos eletrônicos, que foi uma das pioneiras na criação dos primeiros transistores e dos circuitos integrados, além de uma participação de expressivo sucesso no mercado de calculadoras eletrônicas portáteis.

Quanto ao mundo dos microcomputadores, não podemos dizer que tenha sido assim “tão” bem-sucedida… tá vai… um pouco… 😊

microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC 2
Vista interna

Seu primeiro passo com o TI-99/4 de 1979, o primeiro computador pessoal de 16bits do mundo, foi modesto. Seu upgrade de 1981, o TI-99/4A, conseguiu uma maior penetração de mercado, animando a TI a buscar um espaço agora no mercado empresarial.

Nascia assim o Texas Instruments Professional Computer, ou  TIPC, um “PC” desenvolvido pela Texas focando o mercado corporativo.

Enfim, o TIPC era um PC com “P” de “professional” e não de “personal”. 😉

microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC 4
Anúncio provocativo comparando-o ao IBM PC

Havia, entretanto, um “porém” neste PC. (sempre tem… 😁) 

Embora executasse o mesmo sistema operacional MS-DOS do IBM PC, não era totalmente compatível com ele, nem em hardware, nem em software, característica que levaria muitas outras iniciativas similares ao fracasso, como foi o caso do TANDY TRS-80 model 2000 lançado mais tarde no mesmo ano.

Embora fosse capaz de executar, além do MS-DOS, os sistemas CP/M-86 e UCSD p-System, sua incompatibilidade com o “padrão” estabelecido pelo IBM PC o prejudicou bastante, muito embora tivesse algumas características técnicas superiores ao computador da Big Blue.

microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC 5
Apareceu na famosa série de TV “Supermáquina”

Vinha equipado com um microprocessador Intel 8088 rodando a 5MHz, 64MB de memória RAM (expansível até 768KB), memória ROM de 8KB, 5 slots internos de expansão, unidade de disquetes de 5 ¼ de 320KB de capacidade e possibilidade de instalação de um disco rígido. Tinha ainda a vantagem de aceitar o coprocessador matemático 8087.

Dentre as suas vantagens em relação ao IBM PC estava seu adaptador gráfico capaz de exibir imagens coloridas em resolução de até 720×300 pixels e 8 cores, em comparação aos 640×200 (2 cores) do sistema CGA do IBM. Seu teclado foi também bastante elogiado pela crítica especializada, com um layout inovador com características que se perpetuaram nos teclados atuais. Posteriormente, recursos de reconhecimento e sintetização de voz foram adicionados, tecnologias com as quais a TI tinha vasta experiência.

microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC 3
O modelo portátil TIPPC lançado no mesmo dia

Na mesma data também foi lançada a sua versão “portátil”, o Texas Instruments Portable Professional Computer – TIPPC, que se tornou um dos primeiros portáteis a ter como opcionais de fábrica um display colorido integrado e uma interface de rede padrão Ethernet.

O insucesso nas vendas, aliada à épica guerra de preços travada nos anos seguintes com a Commodore, entre seu outro modelo TI99/4A e o Commodore 64, fizeram com que a Texas abandonasse o mercado de computadores pessoais em 1985.

microcomputador Texas Instruments Professional Computer TIPC 6
Um TI-99/4A virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!


E você, conheceu algum outro modelo de computador da Texas Instruments?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial de TV da época
Ligando um TIPC e rodando um autodiagnóstico
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *