A fundação da Sun Microsystems em 1982
Em 24 de fevereiro de 1982, Scott McNealy , Andy Bechtolsheim e Vinod Khosla , então alunos de pós-graduação de Stanford, realizavam a fundação da Sun Microsystems.
A Sun Microsystems Inc foi uma empresa estadunidense de tecnologia que iniciou sua jornada produzindo estações de trabalho (workstations) de alta performance, sendo uma das responsáveis, juntamente com a Apollo Computer Inc, por estabelecer um novo mercado para este tipo de equipamento.
O projeto que originaria o primeiro modelo da SUN, a estação Sun-1, surgiria pelas mãos de Andy Bechtolsheim, enquanto ainda estudante da Stanford University.
Usando peças sobressalentes encontradas em um dos depósitos da Universidade, Bechtolsheim projetou uma estação de trabalho para que pudesse utilizar um sistema CAD (Computer-aided design) em seu projeto na Stanford University Network, ou simplesmente SUN, a rede universitária de dados que inspiraria o nome da sua nova empresa.
Baseada no poderoso microprocessador de 32 bits Motorola 68000, contava ainda com um avançado sistema de gerenciamento de memória, sendo capaz de executar uma variante do Sistema Operacional UNIX, que até então não rodava em estações tipo “desktop“.
A partir do bom resultado obtido com seu projeto pessoal, Andreas Maria Maximilian Freiherr von Mauchenheim genannt Bechtolsheim (melhor chamar só de Andy mesmo 😊) juntou-se aos colegas Scott McNealy e Vinod Khosla, para fundarem a revolucionária empresa Sun Microsystems.
Alguns meses depois, se juntaria ao time William Nelson Joy (Bill Joy), um dos membros principais do time de desenvolvimento da Berkeley Software Distribution (BSD), responsável pelo desenvolvimento do BSD UNIX (descendente da versão original do UNIX da Bell Labs) e que originaria posteriormente o SunOS/Solaris, sistema operacional criado pela Sun Microsystems.
É de Joy também a autoria do famoso (e minimalista) editor de texto “vi”, presente em todas as variantes do UNIX. 😊
Pioneira em diversas tecnologias e responsável por várias inovações, foi a criadora do Network File System (NFS) em 1983, um sistema de compartilhamento de arquivos em rede que se tornou um padrão “de fato”.
Nesta mesma área, criaria ainda o sistema de arquivos ZFS (Zettabyte File System), em 2001.
Foi também a primeira grande empresa, em 1987, adotar o uso de microprocessadores RISC em seus produtos, criando sua lendária linha SPARC (Scalable Processor ARChitecture) de processadores, que inspiraria diversos produtos concorrentes.
Além disso, fez ao longo de sua jornada inúmeras e relevantes contribuições nos segmentos de thin clients e computadores de rede (Network Computers – NC), virtualização, o pacote OpenOffice e outros softwares de código aberto e, talvez a mais célebre delas, a criação da linguagem de programação JAVA.
Com um crescimento vertiginoso na sua primeira década de existência, entraria para a história, apenas seis anos depois de sua fundação, ao atingir o astronômico faturamento anual de US$ 1 bilhão, marca só superada pela Compaq.
Até então desfrutando de uma grande vantagem no segmento de estações de trabalho e servidores de alto desempenho, começou a sentir a concorrência dos computadores baseados no sistema Microsoft Windows NT e processadores Intel Pentium, absurdamente mais baratos que as máquinas Sun, embora infinitamente inferiores em capacidade de processamento e confiabilidade.
Em abril de 2009, após um período de resultados ruins, somado ao insucesso de sua venda para a gigante IBM, a Sun Microsystems receberia uma proposta de compra de US$ 7,4 bilhões da gigante dos bancos de dados Oracle, transação que se concretizaria apenas em janeiro de 2010, após a aprovação da Comissão Europeia.
Para conhecer ou relembrar:
Manual de usuário da primeira estação de trabalho:
E você, trabalhou com algum modelo de estação da Sun Microsystems?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A empresa Apollo Computer Inc de 1980
- O microprocessador Motorola 68000 de 1979
- O sistema operacional UNIX de 1971
- A linguagem de programação Java de 1995
- O Java JDK 1.0 de 1996
- A fundação da Compaq em 1982
- O sistema operacional Microsoft Windows NT 3.5 de 1994
- O processo da Sun contra a Microsoft de 2002
- O microprocessador Intel Pentium de 1993
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: