O jogo Namco Galaxian de 1979
Em 15 de setembro de 1979, a japonesa Namco Limited, famosa fabricante de games, lançava o lendário jogo Namco Galaxian.
Nascida como fabricante de brinquedos em 1955, a originalmente chamada Nakamura Seisakusho, obteve nas décadas seguintes razoável sucesso fabricando brinquedos operados por fichas.
Passou por algumas mudanças de nome ao longo de sua existência, até assumir definitivamente a denominação Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company (NAMCO) no final dos anos 70.
Após adquirir a divisão japonesa da Atari em 1974, passou a investir em jogos eletrônicos, lançando em 1977 seu primeiro arcade original: Gee Bee.
Mas o sucesso só chegaria dois anos depois, em 1979, com o lançamento do histórico Galaxian, que atingiria o segundo lugar em faturamento, tanto no Japão quanto nos EUA, onde seria lançado no ano seguinte, em 2 de fevereiro de 1980.
Neste jogo espacial de tiro, criado por Kazunori Sawano em apenas 6 meses, o jogador controla uma nave espacial que tem por objetivo destruir o maior número possível de inimigos.
Embora os inimigos possam se mover por toda a tela, a nave do jogador fica restrita à parte inferior, deslocando-se exclusivamente para os lados.
Qualquer semelhança com Space Invaders não é mera coincidência, visto que o objetivo principal da NAMCO era criar um jogo que pudesse rivalizar com o bem-sucedido game da concorrente Taito. 😊
Revolucionário em muitos sentidos, Galaxian foi pioneiro em vários quesitos no segmento de “jogos de tiro”.
Foi um dos primeiros jogos a apresentar inimigos que se movimentavam “em formação”, criando um padrão que se tornaria um elemento fundamental em muitos jogos de tiro que o seguiriam.
Somava-se ainda o fato de que estes inimigos não eram apenas alvos “estáticos”, mas que realizavam “ataques táticos”, mergulhando em direção ao jogador e aumentando a adrenalina da jogabilidade.
Isso se completava com o grau progressivo de dificuldade do jogo, que aumentava à medida que o jogador avançava, com inimigos cada vez mais rápidos e ágeis, tornando a partida mais desafiadora.
Seu visual, com gráficos multicoloridos, era outra de suas características impressionantes (para os padrões da época), com inimigos e naves animadas e com um visual vibrante.
Foi um jogo portado para a grande maioria dos computadores e consoles de videogames, entre eles: Apple II, Atari 2600, Atari 5200, Atari 400/800, ColecoVision, Commodore 64, Commodore VIC-20, Famicom/NES, MSX, PC, NEC PC, Sharp X1, Sinclair ZX Spectrum, Sony PlayStation, Microsoft Xbox, Nintendo Gamecube, Nintendo Game Boy e Nintendo Wii.
O jogo Galaxian é um marco histórico na evolução dos jogos eletrônicos, com diversas aparições em filmes e séries de TV, servindo de referência para vários outros jogos ao longo dos anos e deixando uma marca definitiva e duradoura na cultura pop.
O sucesso de Galaxian levaria à criação de sequências e versões posteriores do jogo, incluindo o famoso Galaga, também desenvolvido pela Namco.
A NAMCO Foi também criadora de um dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos: Pac-Man, de 1980.
Para conhecer ou relembrar:
Quer matar a saudade? Aqui neste endereço você joga uma versão online do arcade original:
*clique na figura do joystick para saber as funções das teclas.
E você, onde jogou Galaxian pela primeira vez?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O jogo Namco Pac-Man de 1980
- O jogo Atari PONG de 1972
- O jogo Qbert (Q*bert) de 1982
- O jogo Atari Gran Trak 10 de 1974
- O jogo Tennis for Two de 1958
- O jogo Nintendo Donkey Kong de 1981
- O jogo Mortal Kombat de 1992
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: