Em 31 de julho de 1996, a Microsoft lançava a nova versão do seu sistema operacional Microsoft Windows NT 4.

O Windows NT, de New Technology, foi uma linha de sistemas operacionais (SO) de 32bits com interface gráfica criado pela Microsoft e que tinha foco em computadores de uso mais “nobre” como “servidores” e “estações de trabalho”, comumente presentes em ambiente corporativo.

sistema operacional Microsoft Windows NT 4 2
Produzido em versões com focos distintos

Esta não foi a primeira versão do NT, claro, visto que a versão Windows NT 3.1 tinha sido lançada em julho 1993 para computadores compatíveis com PC.

Contudo ela foi a versão que efetivamente consolidou o sistema no mercado de servidores, bem como disponibilizou-o para outras plataformas como DEC Alpha, MIPS e PowerPC.

Seu desenvolvimento começou junto com a IBM, com a versão 3.0 do sistema operacional OS/2, criado na parceria IBM/Microsoft, e conhecido até aquele momento como “NT OS/2”.

sistema operacional Microsoft Windows NT 4 3
Pacotes de distribuição

Só que havia um porém: independentemente de sua parceria com a IBM, a Microsoft continuava desenvolvendo seu próprio sistema Windows.

E a Microsoft gostou tanto do resultado desse novo OS/2, que resolveu fazer uma versão “melhorada” do seu Windows, mas usando a tecnologia NT que tinha criado em conjunto com a IBM.

Nascia aí o Windows NT 3.1.

Daí em diante, o racha entre as empresas foi definitivo, cada uma seguindo sozinha com o desenvolvimento do seu SO.

Talvez a IBM não tivesse aprendido a lição na primeira “pernada” que levou com o PC-DOS…😊

sistema operacional Microsoft Windows NT 4 4
Interface típica do sistema, similar à do Windows 95

A versão Windows NT 4 também trouxe uma grande uma mudança na interface de usuário, que passou a ser similar à do Windows 95. Serviu ainda de palco para a estreia de novas tecnologias como o “Active Directory”, “Políticas de Grupo”, “.Net”, entre outras.

Foi a última versão a usar o sufixo “NT” no nome, substituída pela frase em letras miúdas “Built on NT Technology” (Desenvolvido com Tecnologia NT) a partir do Microsoft Windows 2000.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade do NT 4.0? Aqui neste endereço você encontra um emulador online que roda direto no seu navegador.

E você, teve algum computador rodando Windows NT?

Apresentação do Windows NT no “Computer Chronicles”
A briga do OS/2 contra o Windows