A primeira chamada de celular de 1973
Em 03 de abril de 1973, o engenheiro Martin Cooper mudaria a vida de todos nós realizando a primeira chamada de celular, em uma via pública, da história.
Na época com 44 anos, o então gerente do departamento de comunicação da Motorola, Martin Cooper, fazia, pela primeira vez na história, uma chamada telefônica do meio da rua da cidade de Nova Iorque.
Nesta altura o conceito de telefonia móvel já não era novo, visto que a ideia havia sido proposta lá no final dos anos 40 pelo Bell Labs, com a Motorola produzindo versões para veículos já há um bom tempo.
Mas os modelos veiculares (na verdade grandes rádios), eram equipamentos volumosos e pesados, cuja “central” ocupava um enorme espaço no porta-malas do carro.
Cooper sonhava com a possibilidade de as pessoas poderem realizar suas chamadas de qualquer lugar, usando um dispositivo realmente portátil, que pudesse ser levado a qualquer canto.
Com a evolução e a miniaturização da eletrônica, especialmente após a popularização dos circuitos integrados, Cooper e a equipe da Motorola, produziram um protótipo de aparelho “portátil” que 10 anos depois viria a se tornar modelo Motorola DynaTAC 8000X.
Como teste do sistema, que operava na faixa de 900MHz, Cooper realizou uma chamada do meio da 6ª Avenida de Nova Iorque que, naturalmente, não tinha outro celular como destino. 😊
Na verdade, foi endereçada à um telefone fixo muito especial. Era o número do chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa Bell Labs, Joel Stanley Engel, que também vinha desenvolvendo o sistema celular que se tornaria o AMPS.
Não é difícil imaginar a cara do seu concorrente ao atender a ligação de Cooper e ouvir o barulho dos carros ao fundo.
Com um aparelho que pesava mais de 1kg e cuja bateria só tinha autonomia para 20 minutos de conversação, a ligação precisava ser rápida, afinal ninguém aguentaria manter um trambolho desse grudado na orelha por muito tempo. 😊
Logo após a histórica chamada, a Motorola realizaria uma conferência de imprensa no Hilton Hotel de Nova Iorque para anunciar a novidade, onde os jornalistas se acotovelariam para experimentar novo “brinquedinho”, ligando para seus escritórios.
O fato é que a Motorola saiu na frente na corrida pelos celulares e nossas vidas, definitivamente, nunca mais foram as mesmas após aquela ligação.
Embora a empresa esperasse ter um sistema operacional já em 1976, as autorizações necessárias do órgão regulador norte-americano só seriam concedidas em 1983, quando o primeiro modelo comercial de aparelho (o Motorola DynaTAC 8000X) seria lançado e a primeira chamada comercial de celular seria realizada.
E você, lembra quando adquiriu seu primeiro telefone celular?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O telefone celular Motorola DynaTAC 8000X de 1983
- A primeira chamada comercial de telefone celular de 1983
- O primeiro telefone celular do Espírito Santo de 1993
- A apresentação pública do Circuito Integrado em 1959
- A Lei de Moore de 1965
- A primeira demonstração pública do telégrafo elétrico de um fio em 1838
- A primeira linha de telégrafo transcontinental de 1861
- O primeiro cabo telegráfico transpacífico de 1902
- Matéria da revista Popular Science de julho de 1973 sobre a nova tecnologia
- A patente do telefone de disco de 1923
- A Lenovo adquiria a Motorola Mobility em 2014
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:
Protesto, isso não é verdade! Desde 1965, Maxwell Smart, o Agente 86, já usava seu sapato-fone para se comunicar com a sede do Controle. :-))
Ihh, é verdade!
Ele vai ter que entrar em litígio com o Cooper pra decidir que leva a autoria 🙂