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Em 3 de maio de 1978, a primeira mensagem eletrônica indesejada em massa era enviada pelo funcionário da antiga empresa DEC, Gary Thuerk. Nascia o SPAM.

ISSO PODE MUDAR A SUA VIDA…LEIA COM ATENÇÃO!

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Fale a verdade, quantas vezes você já não recebeu em sua vida uma mensagem parecida com estas, lhe passando uma informação bombástica (que você nunca pediu) ou uma oportunidade daquelas que você nunca perderia?

Pois é… estamos falando dele: o SPAM.

Mas o que é SPAM?

SPAM é todo tipo de mensagem eletrônica não solicitada, enviada “em massa”, geralmente com o objetivo de publicidade, promoção ou propagação de algum conteúdo indesejado.

Essas mensagens, embora remetidas nos primórdios da internet por e-mail, passaram também se propagar por mensagens de texto (SMS), redes sociais, WhatsApp, fóruns online, comentários em publicações, chamadas telefônicas e quaisquer outros meios de comunicação digital, podendo conter, não só anúncios comerciais, mas também esquemas fraudulentos, phishing, malware e outros conteúdos indesejados.

Surgimento

Atribui-se a Gary Thuerk, um funcionário do setor de marketing da antiga empresa Digital Equipment Corporation (DEC), o envio do primeiro SPAM da história, em 3 de maio de 1978.

Sua grande sacada foi a de, em vez de remeter mensagens individuais a cada convidado (como de costume), enviar um mesmo texto a todos os destinatários, de uma única vez. Muito menos trabalho, deve ter pensado ele.😊

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O primeiro SPAM da Internet

Em sua mensagem, endereçada a 393 usuários da antiga ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network, precursora da Internet), Thuerk anunciava um evento comercial da empresa que ocorreria dias depois, no qual seriam apresentados diversos novos produtos, tentando convencer os destinatários a comparecerem.

Um número que pode parecer irrisório nos dias de hoje, mas que ao considerarmos que o “total” de usuários da ARPANET na época não chegava a 3mil, o feito toma proporções diferentes.

A situação se torna ainda mais curiosa ao considerarmos que o público ao qual se destinava a mensagem era composto, em sua grande maioria, por pesquisadores altamente especializado da área de computação. Um grupo seleto.

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O “Pai” do SPAM

É claro que, já naquela época, os destinatários não gostaram da mensagem não solicitada, retornando uma enxurrada de reclamações, tanto ao remetente, quanto ao gestor da rede na época, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Ainda assim, Thuerk alega que a empresa teria faturado US$ 13 milhões em função da sua mensagem

O uso da palavra “spam” para descrever mensagens indesejadas surgiria de um dos episódios do programa de TV humorístico britânco Monty Python’s Flying Circus.

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Cena do episódio de Monty Python, e o fatídico “menu”

Nele, clientes em um restaurante tomam conhecimento do cardápio, formado basicamente por pratos contendo SPAM, uma conhecida marca de carne processada enlatada da empresa norte-americana Hormel Foods. A palavra, repetida de forma exaustiva nos diálogos ao ponto de se tornar irritante, ganha ainda uma “cantoria” apaixonada de um grupo de vikings que estava no local, adoradores de SPAM. A cantoria era tão alta e repetitiva que terminava por inviabilizar qualquer outra conversa no recinto, a ponto de irritar a atendente.

Eventualmente, esta cena se tornaria sinônimo de todo tipo de mensagens irritantes, associando-se rapidamente aos malfalados e repugnantes e-mails indesejados. 😡

O primeiro programa automatizado

Mas a coisa não pararia por aí.

Em 12 de abril de 1994, o casal de advogados especializados em imigração Laurence A. Canter e Martha S. Siegel, elevariam o SPAM a outro patamar, ao criarem o primeiro programa automatizado de envio de mensagens em massa na Usenet. Estava inaugurada a “era moderna do SPAM”.

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A mensagem original de Canter e Siegel

Seu programa, conhecido como “Green Card SPAM”, inundou caixas de entrada em todo o mundo com mensagens não solicitadas sobre oportunidades de obtenção de visto de residência nos Estados Unidos.

Para tanto, criaram um programa em linguagem Perl para enviar uma mensagem a mais de 5.500 grupos de discussão na Usenet, em apenas de 90 minutos.

O conteúdo da mensagem recomendava aos destinatários que usassem os serviços advocatícios de Canter e Siegel, a fim de garantir seu lugar na fila para obtenção de um green card do governo dos Estados Unidos.

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Os criadores do SPAM automatizado

Embora milhares de destinatários tenham reclamado, ocasionalmente fazendo com que o provedor de internet cancelasse a conta de Canter, um novo e florescente negócio de publicidade em massa não solicitada na Internet havia nascido aí. Esta tática de marketing agressiva e intrusiva, embora rapidamente condenada por muitos como uma forma de abuso da comunicação digital, entraria para a história da internet e da comunicação digital.

Com seu programa, Canter e Siegel ganharam notoriedade, alegando terem lucrado US$ 100mil com o SPAM. Ao mesmo tempo atrairiam a atenção internacional, desencadeando um debate sobre ética na publicidade online e a regulamentação do envio de e-mails em massa.

O mundo depois do SPAM

É claro que a prática não acabaria aí, ampliando suas fronteiras, seu volume e levando ao desenvolvimento de leis e políticas para combatê-la, incluindo a implementação de filtros de e-mail e legislação anti-SPAM em vários países e instituições ao redor do mundo.

O episódio do Green Card SPAM demarcaria o momento histórico em que se iniciava a batalha contínua, entre remetentes de mensagens não solicitadas e aqueles que procuram proteger a integridade e a privacidade das comunicações online.

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O triste ranking dos maiores geradores de SPAM

Desde então, além de passar a ser um verbete próprio de dicionário, o SPAM evoluiria e se diversificaria, adaptando-se permanentemente às novas tecnologias e a todas as estratégias de combate porventura criadas, deixando seu eterno legado como exemplo de uma prática invasiva e irritante.

Atualmente, cerca de 90% do volume de mensagens da Internet é de SPAMs, em sua maioria com conteúdos relacionados a saúde, finanças e adultos, seja com fins puramente de divulgação ou até mesmo maliciosos. Para nossa tristeza, o Brasil transita entre as 10 primeiras posições no ranking de países que mais geram SPAM.

Tipos de SPAM

SPAMs podem ter variadas naturezas e objetivos, sendo estas as mais comumente encontradas:

Hoax (Boato): Hoaxes são mensagens falsas que são propagadas em massa, geralmente através de e-mails ou redes sociais. Eles podem incluir informações enganosas ou alarmantes, como alertas de vírus inexistentes, pedidos de ajuda para casos fictícios ou apelos para reenviar a mensagem para outras pessoas.

Corrente (Chain Letter): Correntes são mensagens que pedem aos destinatários que as reenviem para um certo número de pessoas ou grupos, muitas vezes com a promessa de boa sorte ou benefícios se o fizerem, ou com ameaças de má sorte se não o fizerem. Essas correntes podem conter informações falsas, promessas vazias ou histórias manipulativas.

Phishing: O phishing é uma forma de spam que visa enganar os destinatários para que divulguem informações pessoais ou confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou detalhes de contas bancárias. Os phishers frequentemente se fazem passar por instituições legítimas, como bancos, empresas ou serviços online populares, para induzir as pessoas a revelar suas informações.

Scam (Golpe): Scams são mensagens fraudulentas que tentam enganar os destinatários para obter dinheiro, informações pessoais ou acesso a contas online. Eles podem incluir solicitações de doações para causas falsas, ofertas de emprego fraudulentas, ou promessas de prêmios ou heranças que requerem taxas antecipadas.

Spam de Marketing: Este é o tipo mais comum de spam, que envolve o envio em massa de mensagens promocionais ou publicitárias. Estas mensagens podem incluir ofertas de produtos, serviços, promoções, ou conteúdo indesejado que não foi solicitado pelo destinatário.

Ofensivos: São aqueles cujo conteúdo direciona ofensas à uma pessoa ou grupo social específico, exaltando ideologias extremistas, pornografia, pedofilia, entre outras práticas.

Apensar de se tratar de uma tarefa difícil, as técnicas de combate ao SPAM vêm evoluindo ao longo dos anos, cujas ferramentas de filtragem, associadas à dispositivos legais e, especialmente, a conscientização dos usuários, tem conseguido (até certo ponto) nos manter distantes da maior parte deste conteúdo.


E você, que tipo de SPAM recebe com mais frequência?

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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A histórica cena de Monty Python que deu origem ao nome
O que acontece quando você responde a um SPAM
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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