O jogo Qbert (Q*bert) de 1982
Em 18 de outubro de 1982, a fabricante de games norte-americana Gottlieb lançava o famoso jogo Qbert (Q*bert) para vídeo arcades.
A empresa Gottlieb era uma empresa razoavelmente bem-sucedida no segmento de jogos tipo pinball (aquele das bolinhas prateadas), tendo sido responsável pela criação, em 1931, do primeiro pinball operado por moedas a obter sucesso comercial, o Baffle Ball.
Após iniciar sua caminhada no universo dos vídeo arcades, tendo lançado alguns títulos a partir de 1980, experimentou algum sucesso com o jogo Reactor.
Mas foi com o lançamento do jogo Q*bert, também conhecido como Qbert, que atingiu o estrelato.
Criado a partir de um conceito desenvolvido por Jeff Lee e Warren Davis, ambos projetistas da Gottlieb, trata-se de um jogo tipo “ação/quebra-cabeça” que, por meio de uma visão em perspectiva, simula um cenário tridimensional de uma pirâmide formada por 28 cubos sobrepostos.
O objetivo do jogador em cada fase é fazer com que o personagem Q*bert, controlado por um joystick, salte sobre todas as faces da pirâmide, de forma a mudá-las para uma cor específica, ao mesmo tempo em que se esquiva de e obstáculos e inimigos.
Fácil né?
Nem tanto 😊
Nas primeiras fases, basta Qbert pular em cada face uma única vez para que ela mude para a cor desejada, mantendo-se nela.
Na medida em que o jogador avança, passa a ser necessário saltar duas vezes sobre cada cubo para que ele exiba a cor desejada.
Mas chega um ponto em que as faces mudam de cor toda vez que Q*bert pula sobre elas, obrigando o jogador a definir um roteiro específico no qual evite passar mais de uma vez por uma mesma face.
As coisas ficam ainda mais complicadas pois, a todo tempo, o participante precisa fugir de Coily, Ugg, Wrongway, Slick e Sam, inimigos presentes no jogo, capazes de matar Q*bert e de mudar a cor das faces já alteradas.
Não podemos esquecer também que saltar para um local fora da pirâmide, também faz Q*bert ir para o céu dos personagens de arcades.
Mas a parte mais memorável do jogo ocorria nos instantes em que ele era atingido por um dos inimigos, quando soltava o sonoro palavrão “@!#?@!”, emitido por um sintetizador de voz embutido no jogo, numa língua que só os Qbertenses entendiam.
Foi sem dúvida o arcade mais aclamado da história da empresa, sucesso tanto de público quanto de crítica, e que posteriormente apareceria também em brinquedos, lancheiras, cadernos e até em desenho animado.
O simpático personagem Q*bert também faria aparições nos filmes Detona Ralph (2013) e Pixels (2015).
O jogo teve ainda versões portadas para inúmeras plataformas, entre videogames e computadores, como: Atari, ColecoVision, Commodore VIC-20 e 64 , BBC Micro, Apple II, Nintendo NES/Famicom e Game Boy, MSX, Intellivision , Odyssey2, Celulares, Texas TI-99/4A , ZX Spectrum , PlayStation, SEGA SG-1000 e Dreamcast, entre outros.
Junto com personagens como Pac-Man, Donkey Kong e Mario, é mais um daqueles que ficará eternamente gravado no hall da fama da história dos games.
Para conhecer ou relembrar:
Aqui neste endereço você pode conhecer, ou matar a saudade, da versão original desse clássico jogo numa versão que roda direto no seu navegador.
E você, jogou alguma versão de Q*bert? Qual a melhor delas na sua opinião?
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Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O videogame Atari 2600 de 1977
- O microcomputador Commodore VIC-20 de 1981
- O microcomputador Commodore 64 de 1982
- O microcomputador Apple II de 1977
- O microcomputador BBC Micro de 1981
- O Nintendo Famicom de 1983
- A arquitetura MSX de 1983
- O videogame Magnavox Odyssey de 1972
- O computador Texas Instruments TI-99/4A de 1979
- O microcomputador Sinclair ZX Spectrum de 1982
- O SEGA SG-1000 DE 1983
- O jogo Namco Pac-Man de 1980
- O jogo Nintendo Donkey Kong de 1981
- O jogo Super Mario Bros da Nintendo de 1985
- O videogame Sony PlayStation de 1994
- O jogo Atari Gran Trak 10 de 1974
- O jogo Tetris de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
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