O microprocessador General Automation LSI-12/16 de 1974

Em janeiro de 1974, a empresa estadunidense General Automation lançava seu novo microprocessador General Automation LSI-12/16.

O microprocessador General Automation LSI-12/16 foi um produto da empresa americana General Automation, fundada em 1968 por Larry Goshorn (ex-funcionário da Honeywell), conhecida por fabricar minicomputadores e controladores industriais.

Marcou a história da microeletrônica por ser o primeiro microprocessador a utilizar a tecnologia Silício-sobre-Safira (Silicon-on-Sapphire – SOS), permitindo a criação de circuitos mais densos e eficientes, acomodando mais de 5000 transistores em um único chip. Ao mesmo tempo, reduzia suas dimensões em 800 vezes, quando comparado ao seu antecessor General Automation SPC-12.

microprocessador General Automation LSI-12/16 2
O novo chip de 28 pinos da General Automation (frente) comparado com a “placa CPU” do seu antecessor, o processador SPC-12 (atrás)

Tratava-se de uma tecnologia desenvolvida pela empresa Autonetics e aprimorada pela Rockwell International (que já vinha sendo utilizada em aplicações aeroespaciais e militares durante a última década), que serviu de base para seu novo produto, permitindo colocar “todo o processador em um único chip”. Vale lembra que, nesta época, os “processadores” costumavam ocupar placas inteiras de circuitos, muito diferentes dos “chips” únicos que costumamos ver hoje em dia.

Esta inovação tinha as vantagens de, simultaneamente, reduzir tanto o número de conexões externas na placa, quando a distância que os dados percorriam, contribuindo para a confiabilidade e o aumento a velocidade. Ao mesmo tempo, ao demandarem menos chips na placa principal, o consumo de energia total do sistema também era reduzido.

microprocessador General Automation LSI-12/16 3
A placa do computador GA LSI-12/16 com a CPU em destaque (chip branco maior)

O General Automation LSI-12/16 foi uma CPU de 8 bits de dados e 12bits de endereçamento, com 52 instruções básicas e tempo de ciclo de 2,64 microssegundos, o que resultava em uma de execução de 190.000 instruções/segundo.

Era comercializado pela empresa em uma placa-mãe que continha de série 2KB de memória RAM, mas que podia ser expandida por meio de um cartão adicional em mais 2KB de RAM ou 8KB de memória ROM. Sua memória RAM era expansível em incrementos de 1KB, 2KB, 4KB ou 8 KB, à um máximo de 32KB. Completavam o ambiente, um sistema de gerenciamento de interrupções controlado pelo processador e uma interface para teletipos.

A General Automation planejou fornecer o sistema em duas configurações. Uma placa avulsa de 20x25cm, contendo memória, interface para console do operador e recursos de operação do sistema, ou ainda na forma já instalada em um gabinete, com fonte de alimentação, bateria reserva para memória e interface para placas adicionais.

microprocessador General Automation LSI-12/16 4
O GA LSI-12/16 na versão gabinete completo

A programação do General Automation LSI-12/16 podia ser realizada por meio de minicomputadores da linha General Automation SPC-16, da mesma empresa, que tinham compatibilidade de hardware e software. Um ambiente de programação em linguagem Assembly também estava disponível para modelos com, ao menos, 4KB de memória RAM.

Embora tivesse um preço relativamente baixo para a época, US$ 635 na versão com 1KB de RAM, problemas técnicos fariam com que sua produção fosse interrompida, causando uma mudança para circuitos integrados convencionais no ano seguinte.

E você, conheceu algum outro equipamento da General Automation?

Por que silício-sobre-safira?
Um CPU SOS ao microscópio