Em 07 de setembro de 1983, era anunciada publicamente a parceria entre a AT&T e a Coleco Industries, com o objetivo de criar um serviço de entrega, por meio de linhas telefônicas, de jogos para o videogame ColecoVision.

O ColecoVision, lançado pela empresa estadunidense Coleco Industries em 1982, foi um console de videogame doméstico da segunda geração que entraria para a história por sua notável qualidade gráfica, muito superior aos concorrentes da época.

parceria entre a ATT e a Coleco Industries 2
O videogame ColecoVision, que passaria a receber jogos via linha telefônica

Suas adaptações quase idênticas de populares jogos de arcade, como Donkey Kong, fizeram dele um enorme sucesso, vendendo mais de 2 milhões de unidades e conquistando uma enorme legião de fãs ao redor do mundo.

Nesta altura, a Coleco já era uma das maiores produtoras de videogames domésticos dos EUA, fabricando não só jogos para seus próprios videogames, mas também para o Atari 2600 e o Mattel Intellivision.

Entre os cartuchos de jogos mais conhecidos da empresa estão a versão de Donkey Kong para consoles, Smurf e Zaxxon, tendo ela fabricado mais de oito milhões de cartuchos, em sua grande maioria para os videogames concorrentes.

parceria entre a ATT e a Coleco Industries 3
As diferentes versões do microcomputador Coleco Adam, que também se aproveitariam do serviço

Este novo serviço, fruto da parceria com a centenária empresa de telecomunicações AT&T, era anunciado pouco tempo depois da Coleco apresentar seu novo computador doméstico Coleco Adam, que permitia inclusive transformar os videogames ColecoVision já existentes em num computador pessoal completo.

Pelo sistema, os usuários domésticos seriam conectados a um computador central, onde seriam disponibilizados jogos e aplicativos, utilizando-se das linhas telefônicas já existentes (como canais de transmissão) e de um modem, a ser produzido pela AT&T.

A promessa das empresas era de que os consumidores poderiam jogar o que havia de mais moderno em termos de jogos interativos, incluindo as versões de arcade, bem com outros softwares de entretenimento.

Havia ainda a proposta de que, por meio do mesmo sistema, pessoas geograficamente distantes poderiam também jogar umas com as outras, e que os recordes nas partidas seriam registrados em um ranking nacional.

Teria este sistema sido um antepassado da Xbox Live ou da PlayStation Network? 😊

parceria entre a ATT e a Coleco Industries 4
Os concorrentes Gameline e PlayCable

O serviço chegaria já com alguns concorrentes operando no mercado, como o Playcable, que distribuía jogos do Mattel Intellivision pela rede de TV a Cabo, e o Gameline da Control Video Corporation, que permitia aos proprietários do Atari 2600 receber, via linha telefônica, jogos para o console.

Contudo, planejado para estrear no ano seguinte, em 1984, o sistema nunca entraria em operação, muito provavelmente em função do fenômeno que ficaria historicamente conhecido como o “crash dos videogames” de 1983, que faria o mercado de consoles norte-americano mergulhar numa profunda recessão, só recuperada com o lançamento do NES, em 1985.

E você, conheceu algum dos antigos serviços de venda de jogos via linha telefônica?

O sistema Game Line da Control Video para o Atari 2600
Comercial do serviço PlayCable para o Mattel Intellivision