O Patinho Feio da USP de 1972 – primeiro computador criado no Brasil

Em 24 de julho de 1972, no Laboratório de Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, era apresentado publicamente o primeiro computador criado no Brasil: o Patinho Feio da USP.

Em pleno período que posteriormente ficaria conhecido como “o milagre econômico” (mas não tão ‘milagroso’ assim), o Brasil tinha como um de seus objetivos a autossuficiência na produção de componentes eletrônicos. Ao mesmo tempo começavam também os movimentos protecionistas do mercado nacional.

Nessa onda, professores e estudantes de várias instituições de ensino superior foram estimulados a desenvolver pesquisas na área, que culminaram com a criação de diversos cursos e laboratórios voltados à informática e microeletrônica ao longo do País.

Patinho Feio da USP 2
Placa descritiva

Um destes cursos criados nesta época, inclusive, foi nosso querido curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo, criado oficialmente em 1971 e cujas atividades completaram 50 anos de existência em 2022.

Voltando à USP, pesquisadores animados com as possibilidades neste ramo da informática, entre eles o professor Antônio Hélio Guerra Vieira, iniciaram em 1971 (em decorrência da realização de um curso de “Arquitetura de Computadores” ministrado pelo Prof. Glen Langdon) a construção de um protótipo de um computador.

Patinho Feio da USP 3
Membro da equipe da Poli operando o computador

Sua criação, inclusive, foi um desafio proposto aos alunos por um dos professores neste curso.

E durante seu projeto e construção, com as dificuldades que iam surgindo, diversas novas frentes de trabalho e de desenvolvimento de tecnologias iam sendo abertas: criação de placas de circuito, projeto de circuitos digitais, criação de estruturas mecânicas para acomodação dos elementos do computador, desenvolvimento de softwares, entre outras. Isso fez com que toda uma nova gama de conhecimentos pudesse ser desenvolvida e internalizada.

Assim, com uma arquitetura de 8bits, espantosos 4KB de memória RAM e 45 placas de circuitos acomodadas em uma “geladeira” de 1m x 1m de dimensão e 100kg de peso, nascia o computador que entraria para a história como o “Patinho Feio” da USP.

Patinho Feio da USP 4
A apresentação pública atraiu muitas personalidades

Seu nome vem de uma história curiosa, que envolve outra grande universidade brasileira: a Unicamp.

Durante esta mesma época, a Marinha do Brasil demandou à algumas instituições de ensino a criação de um computador para utilização em seus navios de combate.

A Unicamp então se lança na frente, propondo e dando publicidade ao projeto que ganharia o nome de “Cisne Branco”.

Só que o projeto da USP ainda não tinha nome e a “concorrência” da Unicamp demandava urgência 😊… “Que nome daremos?” perguntou o professor Hélio em uma reunião da equipe. Surge então a ideia de “Patinho Feio”, uma clara e genial alusão à conhecida fábula infantil do patinho que vira cisne.

Patinho Feio da USP 5
Registros da imprensa da época

E em 24 de julho de 1972, realizava-se a cerimônia pública de divulgação deste histórico feito da engenharia brasileira, contando com diversas personalidades públicas, entre elas o Governador do Estado de São Paulo da época, Laudo Natel.

Este evento demonstrava a capacidade técnica dos engenheiros brasileiros e demarcava a possibilidade de criação de uma indústria nacional de informática, servindo de pontapé para a criação, em 1974, da primeira empresa nacional a fabricar computadores, a Computadores Brasileiros S.A., mais conhecida pela sigla “Cobra”.

E o Cisne Branco da Unicamp… nunca ficou pronto.

O Patinho Feio está em exposição na Diretoria da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Abaixo, o documento original com detalhes de funcionamento e programação do Patinho Feio:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

E para comemorar a importante data, criamos uma edição especial do nosso multiemulador MCCEmu, contendo a versão virtual do “Patinho Feio” para você poder experimentar.

Faça o download dela neste endereço.

Patinho Feio da USP 6
O Patinho Feio no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, já desenvolveu algum projeto de circuito eletrônico voltado aos computadores?

Documentário “A História do Patinho Feio”
TV USP Patinho Feio