O sistema operacional IBM PC-DOS de 1981
Em 12 de agosto de 1981, a empresa estadunidense IBM lançava, junto com o IBM PC, o sistema operacional IBM PC-DOS.
O IBM Personal Computer Disk Operating System (IBM PC-DOS), ou simplesmente IBM DOS, foi o Sistema Operacional de Disco (DOS) responsável por fazer funcionar o lendário computador IBM PC.
Concebido pela gigante IBM como um “padrão aberto”, utilizando componentes “de prateleira”, o IBM PC optou por selecionar fornecedores externos para a grande maioria de suas partes constitutivas, o que não foi diferente com seu software.
Seu Sistema Operacional (SO), produzido por encomenda pela Microsoft, que também o comercializaria com sua própria marca MS-DOS, teve diversas versões lançadas nas décadas seguintes, até ser descontinuado.
Mas apesar da decisão inicial da IBM de não se envolver com o desenvolvimento do sistema, deixando-o totalmente a cargo da Microsoft, com o passar dos anos a Big Blue acabou por formar uma equipe própria de desenvolvimento.
O acordo entre as empresas era o de que a Microsoft forneceria um produto básico e que ambas as empresas trabalhariam no desenvolvimento de partes específicas, resultando em um sistema mais poderoso e robusto.
Esta “aliança” traria diversas novas funcionalidades ao sistema, devidamente compartilhadas com a Microsoft numa parceria de mão dupla, onde cada empresa cedia à outra todas as modificações realizadas, a cada nova versão.
Isso fazia com que as versões lançadas ao longo dos anos, tanto do MS-DOS quando do PC-DOS, fossem praticamente idênticas, salvo algumas poucas customizações específicas voltadas ao suporte de algum dispositivo de hardware. Assim, um programa escrito para um deles, tinha a garantia de funcionar perfeitamente no outro.
A aliança entre estas duas empresas faria com que a plataforma PC viesse a dominar o mercado de computadores pessoais daí em diante, criando o império da Microsoft e dizimando, nas décadas seguintes, quase que a totalidade das demais arquiteturas, à exceção da Apple.
IBM PC-DOS 4.0
Em 19 de julho de 1988 o DOS da IBM ganhava uma nova versão, a 4.0.
E trazia uma importante mudança visível aos olhos: seu nome, que abandonava a identificação “PC-DOS” e passava a assumir a denominação IBM DOS 4.0.
Sua principal mudança, contudo, estava no novo suporte a discos rígidos com tamanhos maiores, ultrapassando a limitação dos 32MB.
Criado como passo intermediário para a futura migração para o novo sistema operacional IBM OS/2, o IBM PC-DOS 4.0 apresentava uma nova interface de usuário, o DOS SHELL, com um visual semelhante ao Presentation Manager do OS/2 e que prometia tornar a antiga “linha de comando” algo obsoleto.
Foi também a primeira versão com suporte à Memória Expandida, seguindo a especificação feita pelas empresas Lotus-Intel-Microsoft Expanded Memory Specification – EMS 4.0, o que liberava o sistema do antigo limite de 640KB de memória RAM, aumentando a capacidade de execução de programas e melhorando o desempenho.
Mas em função de alguns problemas de compatibilidade o IBM PC-DOS 4.0 foi uma versão mal recebida tanto pelo mercado quanto pela crítica.
O primeiro desses problemas estava relacionado ao novo formato do sistema de arquivos para discos grandes, que não era reconhecido pelos utilitários de disco preexistentes. Seu suporte à EMS foi também outra fonte de reclamações, uma vez que estava fortemente atrelado ao hardware IBM, gerando problemas aos usuários de computadores de outros fabricantes.
Por fim, sua nova interface de usuário DOS SHELL, que operava em modo gráfico, era incompatível com os aplicativos tipo TSR existentes, que não conseguiam trabalhar com o sistema quando este estivesse sendo utilizado em modo gráfico.
Este casamento entre as Microsoft e a IBM perduraria por mais de uma década, até o lançamento do MS-DOS 5.0, quando começariam a se desentender quanto ao futuro dos SOs, “azedando” de vez a relação.
A Microsoft, defendendo seu sistema Windows, um projeto isolado e sobre o qual detinha todos os direitos. A IBM, por outro lado, defendendo o sistema OS/2, outro dos frutos da parceria entre as empresas.
Mas com o lançamento do MS-DOS 6.0 em março de 1993, o racha entre as empresas ficou claro para o mercado.
IBM PC-DOS 6.1
Nessa altura, agora em competição explícita com a Microsoft, a IBM desejava demonstrar que o seu PC-DOS era superior ao concorrente, rebatizando e lançando sua nova versão, em 29 de junho de 1993, como IBM PC-DOS 6.1, colocando-se um passo à frente de seu concorrente na “guerrinha” das “versões”. 😊
Entretanto, ambos tinham praticamente as mesmas funcionalidades, a exceção do aplicativo de compressão de disco Double Space (que não existia inicialmente na versão IBM) e da remoção dos utilitários QBASIC e EDIT.COM (substituído pelo IBM E Editor).
A Microsoft, por sua vez, em função de problemas técnicos e judiciais, lançaria logo em seguida as versões MS-DOS 6.2 e MS-DOS 6.22.
IBM PC-DOS 6.3
Como resposta, a IBM produziria em 27 de abril 1994 o IBM PC-DOS 6.3, versão de enorme sucesso, que convenceria um grande número de fabricantes de PCs, cansados de esperar pelo novo Digital Research DR- DOS 6.0, a migrar para ela.
Dentre outras novidades, o IBM PC-DOS 6.3 trazia o novo aplicativo de compressão de disco SuperStor/DS (uma versão criada pela empresa AddStor, compatível com o DoubleSpace da Microsoft), o novo aplicativo de backup Central Point agora com suporte a unidades de fita, suporte aprimorado a cartões PCMCIA em laptops, além de muitas correções de bugs em relação à versão IBM PC-DOS 6.1.
Fim da linha
A batalha parecia estar terminada com o lançamento do sistema operacional Microsoft Windows 95, que dava fim (ao menos na aparência) à existência do MS-DOS de forma isolada.
A IBM, por sua vez, continuaria a produzir novas versões do IBM PC-DOS, lançando nos anos seguintes o IBM PC-DOS 7.0, IBM PC-DOS 2000 e IBM PC-DOS 7.1, última versão deste histórico sistema.
Para conhecer ou relembrar:
Para conhecer ou relembrar:
Quer conhecer as diferentes versões do IBM PC-DOS? Aqui neste endereço você encontra um emulador que roda várias delas direto no seu navegador.
Neste outro local é possível fazer o download das imagens dos discos de instalação de todas elas.
E você, utilizou alguma das versões do IBM PC-DOS? Em qual modelo de computador?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O IBM PC 5150 nascia em 1981
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- A criação da Microsoft em 1975
- A aliança IBM Microsoft de 1980
- O sistema operacional Microsoft Windows 1.0 de 1983
- O sistema IBM OS/2 de 1987
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 5.0 de 1991
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.0 de 1993
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 6.22 de 1994
- O sistema operacional Windows 95 de 1995
- O acordo entre a IBM e a Intel de 1984
- O IBM Portable Personal Computer 5155 de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: