O tablet EO Personal Communicator de 1993
Em abril de 1993, a empresa Eo Inc lançava seu tablet EO Personal Communicator, o primeiro “phablet” da história.
Criado pela empresa “Eo” (do latim “eu vou”) fundada em 2001, após sua separação da GO Corporation (especializada em desenvolvimento de dispositivos portáteis), o EO Personal Communicator foi um dos primeiros assistentes pessoais digitais (PDA) da história, ou simplesmente “tablet”, caso prefiram. 😊
Um projeto desenvolvido em conjunto por David Kelley Design, Frog Design, Matsushita/Panasonic, Olivetti SpA e Marubeni Corporation, tratava-se de um grande PDA com possibilidade de comunicação sem fio, que integrava as funcionalidades de telefone celular, aparelho de fax e computador pessoal, sendo muito semelhante ao seu principal concorrente, o Apple Newton.
O modelo básico EO Personal Communicator 440 contava com um microprocessador AT&T ATT92010 Hobbit RISC operando a 20 MHz de velocidade, 4 MB de memória RAM (expansível a 12MB), 8MB de memória ROM, armazenamento interno de 20 Mb, placa fax/modem 14.400bps (também celular), uma tela LCD de 5,9”x4,3” sensível ao toque e resolução de 640 x 480 pixels, slot PCMCIA, além de conexões externas para microfone, telefone, portas seria/paralela, teclado PS/2 e alimentação.
O modelo EO Personal Communicator 880 trazia ainda, como diferencial, um processador mais rápido operando em 30MHz, tela maior de 7,6”x5,7, dois slots PCMCIA, armazenamento interno de 64MB e porta VGA para monitor externo.
Equipado com o sistema operacional PenPoint OS (da GO Corporation) para dispositivos com tela de toque, vinha acompanhado com alguns aplicativos como GO Phone (chamadas), GO Mail (email), GO FAX, EO Calc (calculadora), GO PenTOPS (sincronismo de dados com o PC), entre outros.
A curiosa CPU Hobbit RISC da AT&T (famosa empresa de telecomunicações mas pouco conhecida como fabricante de microprocessadores), era otimizada para executar programas desenvolvidos em linguagem “C”, tendo sido criada originalmente para o PDA Apple Newton, mas substituída pelo processador ACORN ARM antes do lançamento.
Embora apresentasse uma performance até quatro vezes maior que os Intel 80386, o EO Personal Communicator foi o único dispositivo produzido a utilizá-la. Exatamente para concorrer com o Apple Newton, que a havia desdenhado. 😊
Adquirida em 1993 pela gigante das telecomunicações AT&T, a Eo Inc. encerraria suas atividades em 29 de julho de 1994, depois de não atingir as metas de vendas esperadas.
Os registros existentes relatam que por volta de 10 mil unidades foram comercializadas, tendo o EO recebido em 2012, da revista PC Magazine, o título de “verdadeiro primeiro phablet“, termo que define os dispositivos que conjugam as funções de “phone”(telefone) e “tablet”, como os smartphones atuais.
Um dispositivo com características inovadoras e que inspiraria a criação futura de muitos outros, com o Palm Pilot.
Para conhecer ou relembrar:
A íntegra do original do manual do usuário pode ser acessada aqui neste endereço.
E você, conheceu algum exemplar do EO Personal Communicator?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microprocessador ARM de 1985
- O Assistente Digital Pessoal Apple Newton de 1992
- O laptop Apple eMate 300 de 1997
- O assistente pessoal digital Palm Tungsten C de 2003
- A fundação da AT&T em 1885
- O livro A Linguagem de Programação C de 1978
- O tablet Microsoft Surface Pro de 2013
- O tablet Apple iPad de 2010
- O Microsoft Tablet PC de 2002
- O tablet Apple iPad mini de 2012
- O microcomputador Toshiba Libretto de 1996
- A patente do telefone de disco de 1923
- O FAX de 1843
- O Assistente Digital Pessoal Casio Z-7000 Zoomer de 1993
- O palmtop Atari Portfolio de 1989
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: