O sistema operacional Digital Research GEM Desktop 1.0 de 1985
Em 28 de fevereiro de 1985, a empresa norte-americana Digital Research Inc lançava seu Graphics Environment Manager, o sistema operacional Digital Research GEM Desktop 1.0, um “outro Windows”.
A empresa Digital Research Inc (DRI), fundada por Gary Kildall em 1974, tinha sido a criadora do bem-sucedido sistema operacional CP/M, praticamente onipresente nos computadores de 8 bits dos anos 70 e início dos 80, bem como do DR-DOS, concorrente de peso para o Microsoft MS-DOS na plataforma PC.
Chegava agora com uma alternativa de interface gráfica com janelas e menus “pull-down” para computadores “tipo” IBM PC/XT e IBM PC/AT baseados nos processadores Intel 8088/8086, bem como para os computadores baseados no processador Motorola 68000, buscando competir com os Macintosh da Apple.
Um “outro Windows”, do qual você possivelmente não ouviu falar.🙂
Nos PCs, rodava sobre o sistema MS-DOS (ou PC-DOS) e aceitava uma grande variedade de adaptadores gráficos como CGA, EGA, Hercules e posteriormente VGA.
O sistema disponibilizava também aos desenvolvedores uma extensa biblioteca de funções para criação de aplicações em linguagens de programação Pascal, C e outras, o que para os interessados em desenvolver para o sistema Microsoft Windows estava longe de ser verdade.
Após seu lançamento, liderou as vendas por nove meses, deixando o Microsoft Windows 1.0, lançado dois anos antes, com a segunda posição.
Na expectativa de conseguir negociar taxas de licenciamento com os fabricantes de computadores, sua primeira versão trazia uma “trava” que fazia com que só rodasse em um computador “original” IBM, tornando-se inoperante em “clones” como os da Compaq.
Contudo, após muita reclamação por parte dos usuários e percebendo a bobeada, removeu a restrição pouco tempo depois.
Mas a falta de softwares para o GEM, dado o desinteresse da DRI em desenvolver ela própria alguns aplicativos, somado a pouco interesse de terceiros, fez com que o sistema não obtivesse grande sucesso de mercado.
Uma exceção foi o Ventura Publisher, uma das primeiras ferramentas de Editoração Eletrônica para PCs, produzida pela empresa Ventura Software, fundada por três ex-funcionários da DRI.
O GEM foi também primeira interface gráfica dos computadores Atari ST, baseados na CPU Motorola 68000, onde conseguiu um relativo sucesso.
O desenvolvimento desta nova versão, batizada como TOS (The Operating System), se deu a partir de setembro de 1984, em uma estreita parceria entre a DRI e a Atari.
Coube à Atari a produção de grande parte das rotinas da versão para o novo microprocessador, ficando inclusive responsável por todas as versões subsequentes, lançadas a cada nova geração do microcomputador Atari ST.
Por ter uma “cara” muito parecida com o sistema do Apple Lisa e do Apple Macintosh, afinal todos copiaram a ideia da XEROX e contrataram ex-funcionários do XEROX PARC, a DRI foi processada pela Apple, obrigando-a a remover algumas funcionalidades nas versões posteriores do GEM.
Infelizmente, foi um sistema que não “viveu” tempo suficiente para competir “de fato” com o Microsoft Windows.
Isso porque o Microsoft Windows só viria a esboçar “algum” interesse dos usuários na sua versão 3.0, já em 1990, tendo o GEM, lamentavelmente, sido abandonado pela DRI em 1988, quando lançou sua última versão “de varejo”, o GEM/3 Desktop.
Qual teria se saído melhor? Nunca saberemos…. ☹
Para conhecer ou relembrar:
Quer experimentar uma versão do GEM no seu computador? Aqui neste endereço você poderá realizar o download de várias de suas antigas versões.
E você, usou o GEM em algum modelo de computador?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O sistema operacional Digital Research CP/M de 1974
- O sistema operacional Digital Research CP/M plus de 1982
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O IBM PC 5150 nascia em 1981
- O microcomputador IBM PC/XT 5160 de 1983
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS 2.0 de 1983
- O microcomputador Apple Macintosh de 1984
- O microprocessador Intel 8088 de 1979
- O microprocessador Intel 8086 de 1978
- O microprocessador Motorola 68000 de 1979
- O sistema operacional Microsoft Windows 1.0 de 1983
- A fundação da Compaq em 1982
- O microcomputador Apple LISA de 1983
- O XEROX PARC de 1970
- O computador Xerox Alto de 1973
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: