A empresa Microsoft de 1975

Em 04 de abril de 1975, os amigos Bill Gates e Paul Allen se juntavam para a criação da Microsoft, hoje uma das gigantes do mundo da tecnologia da informação.
Mas esta não tinha sido a primeira empreitada dos amigos de infância.

Gates e Allen já tinham trabalhado juntos em 72, ainda enquanto cursavam o ensino médio, quando criaram a Traf-O-Data (seu primeiro negócio), especializada em analisar estatísticas de tráfego de veículos. Mas o negócio não deu muito certo.
No ano seguinte, Bill Gates entraria em Harvard para estudar Direito. Contudo, gastava a maior parte do seu tempo dentro do setor de informática da Universidade, desenvolvendo seus conhecimentos de programação.
Paralelamente, Allen, que já estava morando na cidade vizinha de Boston, pressionava o amigo a largar o curso de Direito para que continuassem trabalhando juntos.

A “Micro-Soft”, junção das palavras MICROcomputador (ou MICROprocessador) e SOFTware, surgiria quando eles, lendo a edição de janeiro de 1975 da revista “Popular Electronics”, tomaram conhecimento do lançamento do microcomputador Altair 8800.
Todos agora poderiam ter um computador em suas casas!
Uma revolução para a época. E eles perceberam as possibilidades que surgiam aí. Era o empurrão que Gates precisava.
Contataram então o fabricante do Altair, a empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), dizendo que tinham um interpretador da linguagem BASIC para o computador deles.
A empresa “curtiu” 👍 a ideia e pediu uma demonstração do software.
Mas eles não tinham nada 😊.
Criaram então o software prometido às pressas para a demonstração, que ocorreu em março do mesmo ano. Felizmente tudo andou como esperado e o negócio foi fechado, com a empresa concordando em distribuir o software deles.

Nascia assim na data de hoje a Micro-Soft (depois modificada para Microsoft), criada para comercialização do seu primeiro produto: o BASIC para o computador Altair 8800, ou Altair BASIC.
Com os negócios prosperando, já em 1977 abririam seu primeiro escritório internacional, a filial japonesa ASCII Microsoft.
A empresa criada como uma parceria de negócios só seria “incorporada” em 1981, meses antes do lançamento do lendário IBM PC.
Bill Gates sugere à Apple licenciar o Macintosh
Dez anos depois da criação da empresa, em 25 de junho de 1985, Bill Gates, CEO da Microsoft, envia um memorando interno sugerindo que a Apple licenciasse a arquitetura Macintosh para outros fabricantes de hardware.
Gates acreditava que essa estratégia permitiria à Apple expandir sua participação no mercado, assim como a IBM havia feito com o PC. “A Apple precisa tornar o Macintosh um padrão”, disse ele em seu documento, argumentando que, sem essa mudança, a Apple corria o risco de ficar isolada em um nicho.
Expressando uma preocupação genuína com o destino da Apple, que na época enfrentava sérias dificuldades financeiras, Gates recomendava que a Apple licenciasse a plataforma Macintosh para uns 5 fabricantes importantes, a fim de que ela pudesse competir com a arquitetura da IBM.
Ele sugeria ainda que a Microsoft poderia até ajudar no processo, fornecendo suporte técnico e colaboração, dada sua experiência pregressa em se relacionar com os inúmeros fabricantes de computadores que embarcavam suas soluções de software.

O CEO da Apple na época, John Sculley, e o chefe da divisão Macintosh, Jean Louis Gassée, não deram muita bola pra proposta, acreditando que o Macintosh era tão superior aos concorrentes que não temia qualquer concorrência….
Mas para mão deixar Gates triste, concordariam em assinar um acordo com a Microsoft, então uma das principais desenvolvedoras de aplicativos para o Mac OS, dando a ela direitos de utilizar, de forma perpétua, e livre de royalties, características do sistema da Apple em seus aplicativos.
Cinco meses depois do documento, em 20 de novembro de 1985, a Microsoft começava a comercializar seu próprio sistema de janelas o Microsoft Windows 1.0, fazendo exatamente o que ele havia sugerido à Apple.
Tudo bem que a Microsoft não tinha simplesmente “tirado da cartola” o Microsoft Windows. Ele já vinha sendo desenvolvido mesmo antes da empresa conhecer o Mac, dado que ambas Apple e Microsoft, haviam licenciado a tecnologia da Xerox. E a verão 1.0 do Windows era tão ruim que faria a Apple dar risadas.
Mas as coisas mudariam com o Windows 2.0. Agora “bem” mais parecido com o Mac OS. Percebendo o vacilo, a Apple até tentaria processar a Microsoft em 1988, sem sucesso, visto que o “acordo” assinado por elas dava este direito à Microsoft. 😊
O resto da história, você já conhece 🙂. O Windows dominaria o mercado de computadores pessoais e a Apple quase iria à falência.
Veja a reprodução do histórico memorando neste endereço (pág 126)
E você, qual foi o primeiro produto Microsoft que se lembra de ter usado?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O computador Altair 8800 de 1974
- O microcomputador IMSAI 8080 de 1975
- O Microsoft Altair BASIC de 1975
- O IBM PC nascia em 1981
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O jogo Microsoft Flight Simulator 1.0 de 1982
- O Mouse Microsoft de 1983
- O sistema operacional Microsoft Windows 1.0 de 1983
- O editor de textos Microsoft Word 1.0 de 1983
- O sistema operacional Windows 95 de 1995
- A torta na cara de Bill Gates em 1998
- O sistema operacional Microsoft Windows 98 trava ao vivo em 1998
- O processo antitruste contra a Microsoft de 1998
- O processo da Sun contra a Microsoft de 2002
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!














