Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 09 de dezembro de 1987, a Microsoft lançava a nova versão do seu sistema com interface gráfica, o Microsoft Windows 2.0.

A família Windows é uma linha de sistemas operacionais com uma interface gráfica de usuário (GUI), inaugurada em 1983 e que evoluiu enormemente ao longo dos anos.

Mas digamos que esta versão do Windows não podia ser chamada de “sistema operacional”, dado que ainda dependia do sistema MS-DOS para funcionar. Na prática, se resumia a uma camada gráfica simplória, que permitia operar o computador com um mouse e rodar programas MS-DOS.

sistema Microsoft Windows 2.0 2
Mídias de instalação e caixa

Como novidades, trazia o recurso de sobreposição e redimensionamento das janelas, operações de “minimizar” e “maximizar”, ícones de área de trabalho, atalhos de teclado, suporte o padrão VGA de placas de vídeo com 16 cores, a estreia do lendário “Painel de Controle” e os arquivinhos .PIF (Program Information File).

O sistema estava disponível em duas versões.

A primeira, o modo 8086, era a modalidade básica de 16 bits, compatível com os microprocessadores Intel 8086 e 8088. Este modo, contudo, não tinha capacidade de acessar a área de memória alta. Ele seria posteriormente rebatizado como modo Windows/286 na versão Windows 2.1 do ano seguinte.

sistema Microsoft Windows2.0 3
Interface do sistema quando operando em adaptador de vídeo VGA colorido
sistema Microsoft Windows 2.0 4
Interface do sistema quando operando em adaptador de vídeo monocromático

A outra modalidade de operação, a Windows/386, bem mais evoluída, se aproveitava dos novos recursos do processador Intel 80386 de 32bits, contando com um kernel rodando em modo protegido, possibilidade de executar simultaneamente vários programas MS-DOS (multitarefa) e suporte à memória expandida (Emulação de EMS).

Esta foi a última versão do Windows capaz de ser executada diretamente a partir dos disquetes, e que passou a exigir um disco rígido a partir da versão Windows 2.1.

Foi também no Windows 2.0 em que foram apresentadas as primeiras versões para Windows do editor de textos Word e da planilha eletrônica Excel.

sistema Microsoft Windows 2.0 5
O sistema contava com vários aplicativos de terceiros já desenvolvidos

A nova funcionalidade de sobreposição de janelas renderia. em março do ano seguinte, um processo movido pela Apple, sob a acusação da Microsoft ter “roubado” a aparência do sistema Macintosh, utilizando-a no seu Windows 2.0, supostamente violando 13 de suas patentes.

Provavelmente você não vai se lembrar de ter usado esta versão. 😊 A grande maioria das pessoas só começou a usar o Windows em sua versão Windows 3.X, quando ganharia uma maior popularidade.

sistema Microsoft Windows 2.0 6
Mudança da marca
Para conhecer ou relembrar:

Que tal conhecer ou matar a saudade desta antiga versão do Windows?

Aqui neste endereço você encontrará um emulador online que roda direto no seu browser.


E você, qual a primeira versão do Microsoft Windows que usou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Instalando um Windows 2.0 em um PC/XT
Review do Windows 2.0 e aplicativos da época
Evolução do Windows, de 1985 a 2021
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *